5 peixes pet para iniciantes

Ter um aquário pode ser muito divertido, é possível construir cada parte dele junto com toda a família. Além da vantagem de não demandarem muito tempo de dedicação e serem mais baratos, os aquários, podem ser um belíssimo item de decoração.

Primeiros cuidados

Antes de escolher os peixes, é bom lembrar de alguns cuidados básicos. Os peixes precisam de condições específicas, como temperatura, limpeza e acidez da água, para uma boa qualidade de vida.

Reprodução

Tetra-néon

Os peixes Néon é um dos mais adorados pelos aquaristas. Pequenos e dóceis, eles podem viver bastante quando as condições são preservadas. De origem amazônica, possui uma cor azul viva, é ágil e bastante ativo. É um peixe de cardume, então é bom ter ao menos mais dez peixinhos.

Reprodução

Acará ou Acará bandeira

Assim como os peixes tetras, os acarás são peixes ornamentais muito bonitos que fazem diferença em um aquário de água doce. Com sua beleza exótica é muito desejado por iniciantes. Ele vive melhor em grupo, o recomendado criar ao menos cinco em um aquário de, em média, 200 litros.

Frrepik/wirestock

Tetra-serpae ou Mato Grosso

Também chamado de Tetras-Sangue, é bem comum em rios brasileiros, vermelho e alaranjado com uma mancha negra nas nadadeiras é bastante apreciado por aquaristas. É um peixe tranquilo e convive bem com outras espécies. Também precisa viver em cardume, com ao menos seis peixinhos.

Instagram/aquarista_real

Peixe limpa-vidro

Também chamado de cascudinho, vive bem em quase todos os aquários. É um peixe de fundo, que não nada longas distâncias. O apelido vem do fato de ser comum vê-lo com a boca grudada no vidro do aquário, por se alimentar de algas que nascem naturalmente no ambiente, literalmente limpando o vidro. É um peixe tranquilo e muito apreciado por aquaristas.

Instagram/aquator54

Tanictis

Original da Ásia, a cor azulada com nadadeira traseira vermelha o dá uma aparência bastante charmoso. Alguns aquaristas o chamam de Nuvem branca pois é comum em uma montanha de mesmo nome, na China. Eles são bem tranquilos, se adaptam bem em diversos ambientes e precisa ser criado em cardumes de ao menos sete peixes.

Instagram/l.f.white_cloud

Dicas para ter um aquário invejável

A escolha dos peixes é o principal detalhe, já que as cores e tamanhos diferentes são responsáveis por trazer vida ao aquário. Há uma infinidade de outros peixes além dos citados, mas jamais escolha um peixe sem antes pesquisar seu comportamento ou verificar como se comportará com as demais espécies. Alguns podem se tornar agressivos, atacando e até matando os demais companheiros.