7 erros mais comuns ao se montar um aquário

É difícil acertar de primeira

Infelizmente, isso acontece bastante, principalmente em casas com crianças, que acabam muito animadas para ter os peixinhos. Mas não se preocupe, é normal que donos iniciantes cometam erros ao montar o primeiro aquário.

Muita dedicação e responsabilidade

Este recipiente é mais do que um objeto de decoração e observação, na verdade é um pequeno ecossistema, que exige paciência, responsabilidade e cuidados diários.

Começando a aprender

Evite que erros sejam cometidos e garanta que os peixes possam ter uma vida mais longa e saudável.

1 - Comprar peixes sem se informar antes

Os peixes escolhidos irão influenciar no tipo de aquário e na escolha dos utensílios. Por exemplo, o Betta vive bem sozinho, mas tem outras espécies que só prosperam com seu cardume em um ambiente bem maior. É por situações assim que é importante pesquisar bem sobre os peixes, como é seu habitat e como vivem para você oferecer o melhor aquário possível.

Comprar peixes sem se informar antes

Este preparo evita que eles morram antecipadamente ou gere problemas entre as espécies. Caso esteja com muitas dúvidas, consulte um vendedor de confiança ou um profissional que possa te ajudar a escolher os peixes ideais.

2. Colocar o aquário em local errado

É importante colocar o recipiente em um local estratégico da casa. O aquário precisa de sol, principalmente os que tem plantas vivas dentro, mas luz direta e constante não é bom. Isso pode causar a proliferação de algas, que consomem os nutrientes e afetam o equilíbrio.

Colocar o aquário em local errado

Além disso, prefira lugares com tomadas próximas, mantenha longe de animais e coloque num móvel estável, resistente e sem obstáculos que dificultem a manutenção e limpeza.

3 - Economizar nos equipamentos

Aquário não combina com economia, principalmente se você deseja ter um bem grande e com muitos peixes. A maioria precisa de utensílios extras e são eles que costumam dar mais gastos.

Economizar nos equipamentos

O filtro é indispensável para manter o ecossistema funcionando. É ele que garante a limpeza e qualidade da água, tornando-a cristalina, inodora e habitável para os animais e plantas. Existem dois modelos: interno e externo. Consulte um vendedor para te ajudar na escolha.

Economizar nos equipamentos

A iluminação também é importante, ela funcionará como um sol artificial, garantindo a fotossíntese das plantas no aquário. A iluminação mais usada é a fluorescente, existindo lâmpadas especiais para aquários.

Economizar nos equipamentos

Por fim, um termostato também é bastante útil comprar. Ele permite que você fique de olho na temperatura e evitar que ela oscile ou reduza. Os peixes precisam de uma determinada temperatura para o metabolismo funcionar corretamente.

4 - Não ter calma ao preparar o aquário

Antes de sair correndo para comprar os peixes, é preciso que o aquário esteja totalmente pronto. Se estiver com pressa e não realizar todas as etapas, pode comprometer a vida dos animais.

Não ter calma ao preparar o aquário

O ideal é fazer uma ciclagem na água, um processo que ajuda na colonização de bactérias nitrificantes. Ele dura de 15 dias a um mês e deve ser feito antes dos peixes chegarem. Para ter certeza que a água está em condições de recebê-los, faça o teste de amônia, vendido em lojas especializadas.

5 - Negligenciar o tratamento da água

Na hora que comprar o aquário, prepare o fundo com areia ou substrato, vendido em qualquer loja especializada. Depois pode colocar a decoração, como plantas, pedras e troncos, prefira os naturais a artificiais. Só depois vem a água e ela precisa ser tratada. Da mesma forma que a filtramos para beber, também precisamos fazer o mesmo com a dos peixes.

Negligenciar o tratamento da água

O ideal é que ela venha sem cloro, pois é prejudicial aos animais. Caso use a da torneira, trate-a com condicionador de água, encontrado em grandes pet shops. Este processo irá reduzir a presença do cloro e metais, ajudando a torná-la potável. É importante não negligenciar o tratamento da água se desejar oferecer uma boa vida aos peixes.

6 - Despejar a ração de qualquer jeito

É muito comum o dono jogar a ração de qualquer jeito no aquário e simplesmente deixar lá, esperando que os peixes comam tudo. O problema é a sobra de comida que fica no fundo. O filtro não é capaz de tirar todo o excesso, o que acumula restos de alimento. Por isso, espere um pouco e observe o quanto os animais comem. Isso te ajudará a saber a quantidade certa de ração e evita o desperdício.

7 - Não realizar manutenção

Se você montou o aquário corretamente, terá apenas que realizar manutenções periódicas. É importante limpar o aquário, cuidar do filtro para garantir que ele continue funcionando normalmente e a água precisa ser trocada eventualmente. No entanto, negligenciar esta parte pode comprometer a saúde dos peixes e eles morrerem mais cedo.

Pronto para começar

Com todas estas dicas, será bem difícil que o aquário não prospere. Os peixes vão agradecer por proporcionar um ambiente tão rico e natural.