O que é interessante saber sobre as cacatuas

As cacatuas são animais de estimação divertidos, sociáveis e muito inteligentes. Elas fazem parte da família de aves Cacatuidae, junto à família das Psittacoidea (da qual estão inclusos o papagaio e as araras) que formam a superfamília das Psittaciformes.

Mais de 20 espécies

São 21 espécies de cacatuas, a mais comum é a “cacatua ninfa”, a famosa Calopsita. Por ser menor é relativamente mais fácil de cuidar que as cacatuas maiores. Entre as calopsitas também existem variedades de cores, além da popular amarela.

Clément Rémond/Unsplash

Inteligência acima da média

Essas aves precisam de atenção para que não fiquem entediadas. É essencial que se ensine truques, brincadeiras e até sons que as deixe animadas. Quem pensa em ter uma ave como pet deverá ter tempo para se dedicar ao pet diariamente.

Louis Moresi/Unsplash

Podem aprender várias palavras

Elas não reproduzem palavras tão claramente quanto um papagaio, mas podem aprender e reproduzir de forma compreensível palavras e até frases (não muito longas) que o tutor se dedicar a ensinar.

Christine Ellsay/Unsplash

Elas preferem a luz do dia

Cacatuas são diurnas e, geralmente, muito sociáveis. Adoram imitar vozes e estar em contato com humanos, pousando no dedo ou ombros. Elas não gostam de ficar dentro de gaiolas e, provavelmente, só a usarão quando estiverem sozinhas em casa ou para repousar.

Chris Charles/Unsplash

Vida longa e próspera

Assim como os papagaios e araras, as cacatuas podem acompanhar um ser humano por muito tempo, com uma expectativa de vida de 60 a 70 anos. Ao adquirir uma cacatua jovem, o tutor pode educa-la e criar um vínculo sentimental para toda a vida.

Kelli McClintock/Unsplash

Um relacionamento fiel

As cacatuas são aves monogâmicas que vivem sempre com o mesmo parceiro. Uma cacatua que não tem outra para fazer companhia, pode transmitir essa ligação afetiva para o tutor.

Katie Moon/Unsplash

Linguagem de sinais

De acordo com os gestos que essas aves fazem com as penas elas podem transmitir sinais diferentes, como uma forma de comunicação: se precisam se refrescar, se estão com medo, com fome, entre outros. Elas também passam sinais pelos movimentos das penas da cabeça (crista).

Sabe quais são as 10 raças de cacatuas mais populares?

Confira no link!

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!