Adaptando a ave pet ao novo lar

Pense bem

Antes de ter um animal de estimação é preciso ter em mente que eles precisam de tempo e espaço para se acostumar ao novo lar, ao tutor, e também à nova rotina. Isso é válido para todas as espécies, incluindo pássaros.

Vá pela legalidade

É de responsabilidade do tutor dar ao animal a melhor qualidade possível, garantindo o seu bem-estar. Com o tempo o pet irá se adaptar sozinho, mas o ideal é facilitar ao máximo o processo. Lembrando que nem todas as espécies conseguem viver longe da natureza ou são permitidas em ambientes domésticos. É obrigatório por lei ter a autorização documentada pelo Ibama.

Melhores espécies

Algumas espécies já são consideradas caseiras e podem ser encontradas facilmente em lojas especializadas e pet shops, como periquitos e calopsitas, por exemplo. Essas aves se adaptam melhor à convivência com o ser humano.

Onde colocar a gaiola?

Ao decidir ter uma ave, o primeiro a se fazer é saber onde será colocada a gaiola. Esta será a casinha do animal, onde ele repousará e deve estar em um local adequado, sendo tranquilo, fora de correntes de ar e não exposto ao sol, por exemplo.

Hugo Wai/Unsplash

Não deixe o pet isolado

Assim como qualquer animal de estimação, as aves também ficam mais felizes quando interagem com as pessoas da família e recebem atenção. Não deixe o animal isolado em um cômodo totalmente separado. Deixe em um ambiente sempre frequentado e, se possível, a altura dos olhos, assim ficará mais fácil alimentar e interagir com o animal.

Frequentado, não barulhento

É recomendado também evitar locais muito barulhentos, longe de aparelhos eletrônicos que estejam sempre ligados e façam muito barulho. Caso tenham crianças em casa, e sejam muito barulhentas, não deixar a gaiola no mesmo local das brincadeiras.

Local de descanso

Caso haja um cômodo na casa onde o tutor goste de passar um tempo para relaxar, ou não tenha nenhum eletrônico que faça barulho, será o local mais adequado. O pássaro também deve ficar fora do alcance de outros animais, caso tenha em casa. Especialmente gatos.

A ave e a casa

É bom evitar sempre locais próximos a portas ou que possam atrapalhar a passagens de pessoas. Isso ajuda tanto na segurança da própria ave, quanto na convivência entre o animal e os humanos.

Limpeza

Esteja atento se o local onde ficará a gaiola é fácil de limpar ou mesmo se causa muita sujeira. Mesmo as espécies mais limpas e calmas acabam espalhando comida ou fezes para fora da gaiola. Antes de ficar bravo com o animal pela sujeira, escolha um local que possa se sujar sem maiores problemas.

Objetos da casa

Fique atento aos objetos da casa, como cortinas, tomadas, molduras de quadro, móveis e outros. Além de poderem ser destruídos pelo bichinho, podem causar acidentes.

Levando a ave para a nova casa

Uma vez definido o local, é hora de trazer a ave para casa. Evite ao máximo ficar trocando a gaiola de lugar, pois pode causar estresse ao pet. Para transportar a ave, do pet shop para casa, tenha uma caixa de transporte apropriada para pássaros, geralmente são fornecidos pela loja. Jamais leve a ave solta, mesmo em um carro fechado.

Ao chegar em casa

Verifique se está tudo certo com a gaiola e se portas e janelas estão fechadas. Com calma, abra a caixa de transporte na frente da abertura da gaiola, assim o animal entrará sozinho na sua casa. Essa é a melhor forma, pois permite que a ave tome a iniciativa de entrar no novo ambiente, basta ter paciência.

Precisando de um empurrãozinho

Caso a ave não vá sozinha, incline levemente a caixa para que deslize para dentro da gaiola. Jamais vire a caixa ou a balance com intensidade, isso apenas deixará o animalzinho com mais medo do que ele já pode estar. Caso a caixa de transporte caiba dentro da gaiola, coloque-a dentro e deixe que a ave saia quando se sentir mais segura.

Acostumando-se ao novo ambiente

No começo, deixe que a ave sozinha conhecendo a nova casa. Ela precisa se adaptar ao espaço, descobrir onde está o alimento e a água e observar a movimentação ao seu redor. Nos primeiros dias evite trazer visitas, pois a movimentação pode atrapalhar a adaptação do animal. As crianças não devem fazer barulhos em excesso ou brincar com a ave.

Interagindo aos poucos

Comece fazendo um primeiro contato com o pássaro, converse com um tom calmo, sem chegar muito perto. Se ele bater as asas contra a gaiola é um sinal para se afastar. Faça o que a ave quer e interaja mais de longe.

Tudo volta ao normal

Com o tempo, se o bichinho estiver calmo e se alimentando, a família pode voltar a rotina de modo gradativo. Após se adaptar, o pássaro permitirá um contato mais próximo e ficará feliz com a sua presença. Periquitos e calopsitas podem até aprender truques, como cantar.

Lembrando que nenhuma ave deveria ficar presa em gaiolas o tempo todo.

Mantenha-os por perto, sem privá-los da liberdade!

Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação