Como prevenir piolhos em aves

O piolho afeta quase todas as espécies de aves. O parasita se fixa na pele para se alimentar do sangue ou de resíduos da epiderme, causando uma forte coceira. Mesmo minúsculo, uma infestação de piolhos em aves domésticas é motivo de dor de cabeça para os donos.

Alta reprodução

Se reproduzindo com muita facilidade o contágio provoca diversas zoonoses e necessita de tratamento adequado. Normalmente se alojam na pele, penas e até mesmo nas narinas das aves, causando um grande incômodo. Piolhos em aves são tão graves que podem levar o animal ao óbito.

Reprodução Pinterest

Espécies de piolhos que atingem os pássaros

Até hoje, já foram catalogadas mais de 40 espécies de piolhos que são contraídos por pássaros. Todos pertencem à família do malófago, ou seja, ectoparasitas de aves e mamíferos que não sugam sangue, pois têm aparelho bucal triturador e nutrem-se com a substância córnea da epiderme, das penas e dos pelos.

Reprodução/Pixabay

Das 40 espécies, 5 são as mais comuns

O primeiro é o "piolho das asas", ou "piolho desplumante", pois se alimenta das penas. O "piolho corporal", pode se alimentar do sangue, da pele e de pedaços das penas. O "piolho da haste", se alimenta de detritos de pele e sangue das feridas resultante. O "piolho de pomba", se alimenta de resíduos de pele e penas. Por último, o "piolho de cabeça", se alimenta de pequenos resíduos da pele e plumagem.

reprodução shutterstock

Forma de contágio

O pássaro saudável contrai piolho de duas maneiras: uma delas é no criadouro onde cresceu, já sendo adquirida doente ou quando entra em contato com aves domésticas ou selvagens contaminadas, como pardais, rolinhas e pombas. Normalmente, esses pássaros livres gostam de buscar comida na gaiola dos que estão presos, ocorrendo o contágio.

shutterstock

Sintomas provocados pela presença de piolho

O primeiro sintoma apresentado por uma ave contaminada é a coceira. Ela fica muito agitada, se coçando a todo o momento e até se automutilando para se livrar do incômodo. Dependendo do grau de infestação, outros sinais podem surgir, como perda da vitalidade, irritabilidade, queda e perda do brilho das penas, letargia, depressão e outros.

Tratamento

Se notar os sintomas, o tutor deve procurar um veterinário especializado para garantir que o problema são os piolhos. Diagnosticado corretamente, o profissional indicará algum medicamento para o tratamento.

shutterstock

Opções de tratamentos caseiros

É uma maneira efetiva e natural de cuidar do animal infectado. Experimente adicionar algumas gotas de vinagre branco no pote que o pássaro usa para tomar banho. Essa substância mata os piolhos, mas não os ovos, por isso o procedimento deve ser repetido várias vezes. Assim, conforme os parasitas vão nascendo, serão mortos pelo banho.

Sempre consulte um veterinário

Antes de iniciar qualquer tratamento caseiro, consulte o veterinário para saber se é a melhor opção. Dependendo da espécie de piolho, a forma efetiva de erradicação são os medicamentos vendidos em lojas.

Reprodução Pixabay

Prevenção

A principal forma de prevenção aos piolhos é cuidar adequadamente da higiene do lar e do animal. Higienize regularmente a gaiola e os arredores, vacine adequadamente a ave e realize desparasitação periódica. Bichinhos que costumam tomar banho com mais frequência raramente contraem esse parasita, pois dificulta a procriação.

Higienização

Em casos de infestação, isole o pássaro dos companheiros para não serem contaminados. Se ele estiver sozinho, a gaiola deverá ser trocada. Trate o animal e compre outra casinha ou desinfete-a bem. Todos os cuidados são importantes para prevenir piolhos em aves de estimação.