Clamidiose pode ser transmitida para humanos

A Psitacose é uma zoonose transmitida aos humanos pelos psitacídeos, ou seja, calopsitas, papagaios, maritacas e periquitos. Nos animais a doença se manifesta como Clamidiose e pode ser fatal.

Chlamydia psittaci

A doença é causada por uma bactéria chamada Chlamydia psittaci. O tempo de incubação em humanos varia de 5 a 15 dias, e os sintomas são parecidos com os da gripe: febre, tosse, dores de cabeça e calafrios.

Reprodução/dashu83

Sintomas

Quando a doença não é tratada rapidamente a Psitacose pode trazer dores nas costas, no tórax, dor abdominal, meningite e síndrome de Guillain-barré.,

shutterstock

Como a ave contrai a bactéria?

Na ave a contaminação pode ocorrer já no ninho, pela regurgitação alimentar. Outra forma é a exposição da mesma a ambientes com a presença de aves silvestres.

Pixabay

Quando adotar

É sempre importante manter a nova ave separada das já presentes na casa, além de fazer quarentena para se certificar de que ela não oferece risco para humanos e outros animais.

Reprodução/Pixabay

Sintomas nas aves

Os sintomas que a ave pode apresentar são: depressão; plumagem eriçada; letargia; anorexia; desidratação; inflamação nas pálpebras; conjuntivite; problemas respiratórios e aspecto esverdeado ou amarelado nas fezes.

Reprodução Pixabay

Tratamento

A Clamidiose, como é chamada quando atinge aves, pode causar a morte do animal. Quando perceber os sintomas, leve o pet imediatamente ao veterinário. O tratamento é feito com vitaminas e antibióticos, mas o animal ainda pode se tornar portador e contaminar outras aves.

Reprodução Pinterest

Como prevenir

Não compre ou prenda aves exóticas ou da fauna silvestre; não coloque novas aves em contato com sua calopsita; mantenha as aves em gaiolas separadas; faça a higienização da gaiola e dos objetos da ave diariamente; lave os vasilhames de comida e água e higienize com cloro ou álcool. Mantenha as aves em ambiente arejado.

shutterstock

Lembre-se

Em ambientes muito fechados podemos nos contaminar pela aspiração de partículas com a bactéria.

Reprodução/ Shutterstock