Guia de Bichos
Korat

Korat

  • Nome no Brasil: Korat
  • Nome original: Korat
  • País de origem: Tailândia

Tudo sobre Korat

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: curto e fino
  • Temperamento: inteligente, sociável, brincalhão, enérgico e afetuoso
  • Expectativa de vida: entre 10 e 15 anos
  • Peso: 3,6 a 4,5 kg
Gato musculoso e de tamanho médio. A pelagem é curta e fina, geralmente na cor azul-brilhante ou “espuma do mar”. Ele tem as orelhas altas e uma cabeça em forma de coração. Os olhos verdes luminosos são grandes e salientes. 

A região de Sião, onde hoje está localizada a Tailândia, trouxe ao mundo o Korat , gato que é descrito em manuscritos datados do período entre 1350 e 1767 como símbolo de boa sorte, com olhos que brilham como gotas em uma folha de lótus e um corpo com a cor das nuvens de chuva.

O Korat é um gato muito especial, que simboliza fortuna e é cercado de tradições; é prata, que representa riqueza; é da cor das nuvens de chuva e com olhos da cor das plantas, o que representa boas colheitas; tem o rosto em forma de coração, o que garante um casamento forte e feliz quando dois deles são dados de presente a uma noiva.

Junto ao Siamês, Sagrado da Birmânia e Havana Brown, que também são descritos nesses manuscritos, o Korat é considerado uma das mais antigas raças de gatos domésticos, além de uma das mais puras. Ele foi mostrado na Inglaterra no século XIX, mas como Siamês, e chegou à América através de Jean Johnson, que morava em Bangkok com seu marido. Quando se retirou do Serviço de Relações Exteriores, recebeu um par de Korats de presente e os gatos abarcaram nos EUA em 1959.

Na década de 1960, mais Korats foram trazidos da Tailândia, e em 1966 a ACA tornou-se a primeira associação dos EUA a reconhecer a raça, seguida pela CFA. Hoje, todos os registros dos EUA reconhecem o Korat.


Características

Poderoso, inteligente e um pouco reservado, o Korat tem uma voz muito suave. É bem-comportado, calmo, simpático e muito fiel. Esta é uma raça altamente orientada para viver em companhia humana. Ele adora crianças e convive bem com outros animais de estimação menores. Na Tailândia, um Korat é considerado um animal que traz sorte.

  • Sólidos e pesados, tem peito amplo e músculos bem desenvolvidos
  • Cabeça em forma de coração, que desenha linhas imaginárias desde o queixo arredondado até o topo das orelhas e de volta para a cabeça
  • Olhos grandes, redondos e luminosos, em tom verde-esmeralda
  • Orelhas grandes e expressão alerta
  • Pelagem sólida, azul prateada ou “espuma do mar”
  • Couro do nariz, lábios e almofadas das patas variam de azul escuro a lavanda

Cuidados básico

O Korat é um gato de baixo nível de atividade. Embora seja brincalhão e ativo, se adapta perfeitamente a um apartamento e precisa de pouco exercício físico. Participe com ele de jogos de busca e outras brincadeiras, pois ele gosta da companhia humana e vai apreciar sua preocupação.
Seu casaco curto exige pouca manutenção e banhos raros. Uma escovação semanal remove os pelos mortos, evita emaranhados e mantém o brilho. As orelhas devem ser limpas com algodão ou pano macio semanalmente, sem o uso de cotonetes, e o canto dos olhos também.

Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes na semana, enquanto as unhas podem ser cortadas a cada 15 dias. Mantenha a caixa de areia do seu Korat sempre higienizada.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Korat é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 50 gramas/dia.

Espaço para criação

Membros desta raça se adaptam bem à vida em apartamento. Como todos os gatos, adora a liberdade de brincar em um jardim, desde que seja cercado e seguro.

Saúde

O Korat possui baixa porcentagem de gordura corporal, o que o torna sensível a alguns tipos de anestesia. Sempre que seu gato for passar por algum procedimento cirúrgico é essencial informar ao veterinário sobre essa propensão para evitar problemas e riscos à sua saúde.

Outro problema que pode atingir a raça é a gangliosidose do tipo GM1 e GM2. Isso ocorre quando o gato não possui enzimas particulares necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso, e é um problema de ordem genética. Ao adquirir um Korat certifique-se com o criador de que os pais foram testados.

Curiosidades

​Na Tailândia, enquanto os gatos siameses eram membros da realeza, o Korat era integrante das famílias comuns. Eles raramente eram vendidos, pois na maior parte das vezes eram dados de presente, como expressão especial de respeito e estima.

Por que ter um Korat em casa?

A inteligência do Korat vai te surpreender. São gatos que querem ter seus desejos atendidos, e para isso vão conversar com você, seja vocalizando ou se enroscando em seus tornozelos e ombros para solicitar o que precisam.

Mas eles também são sociáveis, cheios de vida e muito brincalhões, do tipo que adora crianças e se adapta ao nível de atividades delas. Eles aceitam a companhia de outros gatos e se portam com orgulho ao lado do seu tutor, a quem são extremamente dedicados.
Tem audição, visão e faro muito aguçados, e formam laços fortes com sua família. Adoram abraçar, se acomodar ao seu lado para ver TV e receber seu carinho ao fim do dia.

Por que não ter um Korat em casa?

O Korat se acostumou a receber atenção e adoração infinita por séculos na Tailândia. Isso significa que ele espera receber o mesmo de você, além de que irá agir como governante da casa, esperando seus “súditos” servi-lo sempre que julgar necessário.

Ele também não gosta de passar longos períodos sozinho. É um gato que gosta de companhia constante e detesta se sentir ignorado.

Conheça outras raças de gatos