Tombi ficou muito popular em toda a cidade e se tornou tema de livro
Reprodução/Ozlem Pinar Ivascu
Tombi ficou muito popular em toda a cidade e se tornou tema de livro

Um dia em 2018 um gatinho de rua apareceu no terreno de uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Izmir, na Turquia, ninguém sabe de onde ele veio, mas não há dúvidas de que ele havia chegado ao lugar certo.

Tombi, como passou a ser chamado o gatinho laranja, era muito amigável e extrovertido e passava o dia caminhando até as crianças do lado de fora da escola em busca de atenção e carinho. Mas isso não era o bastante para ele.

Depois de algumas semanas pelo jardim da escola, Tombi começou a frequentar a escola – mais especificamente as aulas da terceira série.

"Ele entrou em nossa sala de aula", disse a professora Özlem Pınar Ivaşcu ao The Dodo. "As crianças gostaram muito dele."

Ozlem Pinar Ivascu adotou Tombi como seu animal de estimação
Reprodução/Ozlem Pinar Ivascu
Ozlem Pinar Ivascu adotou Tombi como seu animal de estimação

Ter um gato rondando a sala de aula pode parecer uma distração total para os alunos, atrapalhando o aprendizado, mas Ivaşcu descobriu que Tombi estava fazendo exatamente o contrário.

Ver a curiosidade brincalhona do gato fez com que as crianças ficassem mais animadas para estar na aula. Os alunos de Ivaşcu costumavam correr e brincar pela sala entre as aulas. Mas com um gato por perto para envolvê-los, eles se tornaram mais capazes de manter o foco. Até o sino da manhã ganhou um toque mais agradável - tudo graças a Tombi.

Os benefícios foram mútuos, as crianças chegavam à escola na hora para cuidar do gato, o que era bom para elas, e Tombi tinha um lugar seguro para dormir e passar os dias, com tigelas cheias de comida e água, além de dezenas de novos amigos cuidando de seus interesses.

Tombi ajudou a despertar maior interesse nos alunos em relação às aulas
Reprodução/Ozlem Pinar Ivascu
Tombi ajudou a despertar maior interesse nos alunos em relação às aulas

Ivaşcu levou Tombi ao veterinário para se certificar de que ele estava saudável e o vacinou. As coisas na classe de Ivaşcu nunca estiveram melhores – até que os pais de um aluno decidiram que não era uma boa ideia.

Depois de saber que um gato de rua estava frequentando a classe, os pais apresentaram uma queixa aos funcionários da escola, dizendo que isso poderia representar um risco à saúde. Os administradores então disseram a İvaşcu que Tombi tinha que sair.

Segundo a professora, toda a classe ficou arrasada, assim como o gato que foi encaminhado para um novo local.

"Encontramos um lar para Tombi e ele ficou três dias lá, mas não gostou. Ele parou de comer", disse İvaşcu. "Então eu o levei para minha casa, mas ele também não estava muito feliz."

Os amigos de Tombi na escola até escreveram cartas para ele. Vendo que o gato não estava melhorando, aprofessora decidiu escrever sobre ele nas redes sociais. A partir daí, a notícia sobre Tombi viralizou.

"A história recebeu muita atenção e apoio em todos os noticiários da TV", disse İvaşcu. "Tive muito apoio de muitas pessoas, inclusive do meu gerente e do diretor de educação em Izmir."

Até mesmo os pais que reclamaram mudaram de ideia e pediram pela volta do felino à sala de aula. Com tantos pedidos, os funcionários da escola aceitaram Tombi de volta.

"As crianças ficaram muito felizes por ter Tombi de volta", disse İvaşcu. "E ele está feliz novamente por estar com as crianças."

Virou livro

Tombi significou o mundo para os 33 alunos da turma da terceira série de İvaşcu naquele ano, e inspirada na influência positiva do felino em suas aulas, a professora  escreveu e publicou um livro sobre ele.

Em 2019, porém,  İvaşcu se despediu das salas de aula para ir morar no exterior e levou Tombi ao seu lado. E Tombi não foi o único felino a fazer história entre alunos em uma sala de aula, na década de 1950 um felino chamado Room 8 passou a frequentar aulas em uma escola na Califórnia, nos Estados Unidos. Ao contrário de Tombi,  Room nunca deixou o local e recebe homenagens até hoje em sua lápide no Los Angeles Pet Memorial Park.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!