Você acha que o seu gato gosta, mas ele odeia

Os gatos são pets curiosos, divertidos e cheios de personalidade, para muitos tutores pode ser difícil entendê-los. Por isso, alguns hábitos que temos e que acreditamos que estamos agradando, pode apenas causar desgosto e confusão para eles.

Cada gato é único

É claro que nem todos os gatos têm gostos (ou desgostos) exatamente iguais e pode ser sim que o seu pet fique feliz com determinados itens dessa lista. Vale a pena observar com atenção a maneira como eles reagem a cada interação.

Carinho na barriga

A região do abdome é a parte mais vulnerável dos gatos e eles tendem a proteger essa área na natureza. Quando se deita de barriga para cima é sinal de que ele se sente seguro e confiante no ambiente. Não necessariamente ele quer que a barriga seja tocada (há exceções).

Sair para explorar

Os gatos são animais curiosos e exploradores, sim, mas um gato doméstico pode se sentir bastante estressado se levado para a rua. Alguns gatos realmente apreciam dar um passeio com o uso de guia, mas para outros é uma péssima ideia.

Uma caixa de transporte elegante demais

A caixa de transporte deve atendar as necessidades do gato, e não a do tutor. Ela deve ser rígida e coberta, para que o pet se sinta seguro e longe de olhares intimidadores. É comum vermos nas redes sociais mochilas com uma cúpula transparentes para se levar o pet totalmente visível, especialistas consideram esse modelo totalmente inapropriado.

Fazer as unhas

Muitas pessoas optam por cortar as unhas dos gatos para evitar arranhões ou a destruição dos moveis, mas para os gatos esse momento pode ser um terror. Para um pet que vive somente dentro de casa/apartamento, aparar as unhas não é problema, mas é preciso cuidado e jamais arranque as unhas do seu pet.

Fazer novos amigos

Os gatos são animais territorialistas e podem não se agradar com a presença de um outro gato estranho – inclusive está entre os “cheiros que eles mais odeiam”. Para introduzir um novo pet na casa é preciso ter calma e cuidado para apresentar o novo filhote ao seu bichano.

Abraços

Nós somos acostumados a abraçar aqueles que mais gostamos, incluindo os nossos pets, mas eles não exatamente sentem o mesmo. Alguns gatos (ou cães) podem interpretar um abraço como uma ameaça, se sentindo encurralados e responderem negativamente a isso. Claro, alguns gatos também compreendem que os tutores precisam saciar essa necessidade que se tem ao conviver com seres tão fofos.

Coleira com guizo

Já pensou em andar por aí com um chocalho entregando cada passo que você dá? Imagina para um gato, que é um ser naturalmente silencioso e furtivo? Pois é! Além disso, o barulho constante pode causar estresse e até problemas crônicos na audição do animal.

Unsplash/Diego Lozano

Sua sobremesa

Por mais saboroso que seja um doce e por mais que o seu pet possa parecer interessado, nunca se deve dar esse tipo de alimento para um gato ou para um cachorro. Além de eles não estarem preparados para isso, certos alimentos, como o chocolate, são tóxicos para eles.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas notícias e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!