11 situações que os gatos odeiam

Os gatos são pets com personalidades bem inusitadas e realmente não é todo mundo que entende certos costumes dos felinos. Eles podem ser fascinados em alguns objetos ou situações, assim como também detestar até o último pelinho do bigode.

Atenção demais

Os gatos são conhecidos como animais independentes e que apreciam ter o próprio espaço, sem receber carinho excessivamente. Quando o gatinho não estiver interessado, ele não ficará no mesmo ambiente que o resto da família.

Marco Biondi

Atenção de menos

Assim como o gato pode tomar aquele “chá de sumiço” enquanto dorme a tarde toda, algumas horas eles também se tornam o perfeito grude do tutor e seguir o humano por todos os cantos da casa – todos mesmo. Ser um animal independente não significa que os gatos não precisem, e gostem, de receber carinho.

Cottonbro/Pexels

Ruídos muito altos

Aquele barulhão de quando você derruba a tampa da panela sem querer no chão é particularmente irritante para o seu gato. A audição dos felinos é muito sensível e barulhos altos e repentinos é bastante assustador. Para quem curte ouvir música alta provavelmente deveria pensar em como o pet se sente e considerar o uso de fones de ouvido.

Massagem na barriga

É do instinto do gato ser bem protetor com a região do estômago por ser muito sensível e o alvo de predadores. Alguns gatos podem até curtir, mas é bem provável que você leve uma unhada. Os pets preferem receber carinho em outras regiões, como atrás da orelha e abaixo do focinho.

Banhos

Alguns gatos até gostam de água, mas a maioria vai lutar como se a própria vida dependesse disso! Existe uma certa controvérsia sobre dar ou não banho nos bichanos, alguns veterinários inclusive não recomendam. Mas, em casos de necessidade, é preciso se certificar da temperatura ideal da água e a secagem correta do bichano.

Estranhos

Os gatos são cautelosos com pessoas que não estão acostumados, quando alguém fora do convívio comum faz uma visita eles podem se sentir assustados e confusos. É importante que o visitante não tente mexer com o bichano caso ele não se mostre à vontade com isso.

Mudanças

Os gatos são animais de hábitos e mudanças não é o forte deles, mesmo que seja pequena, como trocar a caixa de areia de lugar, ou mesmo mudar de endereço. Esse tipo de situação pode ser muito estressante para o gato e é preciso ir com calma para acalmar o bichano.

Ser encarado

Quando o gatinho fica muito tempo olhando para uma pessoa, provavelmente ele está demonstrando que a admira. Mas olhar fixamente diretamente nos olhos de um gato por muito tempo pode ser encarado como uma ameaça.

Temperaturas baixas

Os gatos gostam de deitar em lugares quentinhos e aconchegantes. Mesmo que seja um gato com pelos mais longos, o frio não é exatamente algo que ele se dará muito bem. Ter um ambiente aquecido e confortável para o peludo é sempre recomendável!

Ser embalado como um bebezinho

Muitos tutores de gato realmente tratam o pet como um verdadeiro bebê, mas isso não é nada agradável para um gato, pois ele pode se sentir indefeso, como se estivesse sendo capturado. Mesmo que o gato goste de receber colo, se ele não estiver à vontade, é melhor deixar o bebê no chão.

Cheiros

De maneira geral os gatos são sensíveis a cheiros, mas alguns eles realmente odeiam, como cheiros cítricos, banana, algumas ervas e produtos de higiene e beleza. Conheça 10 cheiros que os gatos simplesmente odeiam no link!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!