Meu gato não para quieto, o que eu posso fazer?

Nem só de soneca vive o bichano

Algumas pessoas acham que os gatos são animais quietos “na deles” e que só fazem dormir o dia inteiro, mas quem tem gatos em casa sabe que isso não é bem verdade e, muitas vezes, bichanos agitados podem fazer uma boa bagunça na casa.

Heyphotoshoot/Unsplash

Essa bagunça também faz sucesso

Os gatos são animais curiosos e que amam explorar cada detalhe. Os mais jovens, principalmente, vão estar sempre em busca de algo com o que brincar e isso pode ser absolutamente qualquer objeto que eles possam derrubar – o que rende muitas histórias engraçadas na internet.

Uns mais agitados do que outros

Embora essas características sejam comuns em muitos gatos, alguns felinos têm como parte de suas personalidades ser um pouco mais “elétricos”, destemidos e brincalhões do que outros, o que pode também gerar alguns riscos para ele.

Pixabay

Correm para lá e para cá

Gatos com essa característica costumam vocalizar bastante, escalar qualquer lugar que possa leva-los às alturas, revirar latas de lixo, entrar em caixas e recipientes que possam achar interessantes, além, claro, de correr pela casa como se estivesses desesperados.

O gato está fazendo muita bagunça

Esse comportamento pode deixar muitos tutores desesperados, por não saberem lidar com toda essa atividade do bichano de uma forma mais adequada. Isso os impede até de aproveitar momentos ao lado do pet.

O que pode ser feito

É importante direcionar a energia dos gatos de forma adequada, garantindo a eles diversão que compatível com as necessidades de um felino: como caçar, escalar e arranhar. Essas são necessidades que todos os gatos têm, mas os mais ativos requerem ainda mais atenção.

Enriquecimento ambiental, para que te quero?

Vale a pena investir em prateleiras dispostas pela casa de forma a permitir que escalem e explorem locais mais altos, usar brinquedos pendurados no alto e que balancem, para que o pet pule para agarrá-los.

shutterstock

Use a imaginação

Para interagir com um bichano cheio de anergia, a criatividade comanda. Usar varinhas com penas penduradas, brincar de jogar bolinhas (pode ser até bolinhas de papel), fornecer brinquedos com movimento, para que o pet possa caçar, ou até mesmo ponteiras de laser no cão e nas paredes. Os saltos que o bichano pode dar durante as brincadeiras são diversão garantida.

Com os pets, não precisa economizar energia

Gatos e cães muito elétricos precisam de atividades para gastar essa energia acumulada e essas brincadeiras permitem momentos muito divertidos para toda a família, além de fortalecer os laços afetivos com os pets.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

MART PRODUCTION/Pexels