Poses de um gato durante o sono

Um bichano adulto geralmente dorme de 12 a 16 horas por dia. Analisar as diferentes posições durante o repouso pode nos dar pistas sobre como eles se sentem em relação ao ambiente em que estão.

Linguagem corporal

Entender a linguagem corporal de um animal pode nos dizer muito sobre como eles se sentem, o mesmo acontece enquanto estão dormindo. A postura na qual o gato repousa varia de acordo com a segurança que ele sente ao repousar: se ele precisa estar alerta, ou se sente confiança em relaxar por completo.

Dormir esticado

Geralmente os bichanos dormem totalmente esticados no chão ou em superfícies mais frescas durante dias de maior calor. O gato dorme tão esticado que só assim o tutor percebe o real tamanho do animal.

Paul Hanaoka/unsplash

Dormindo de barriga para cima

Se o pet dorme com a barriga para cima é porque ele se sente seguro no ambiente, deixando as áreas mais vulneráveis no corpo expostas a um ataque. Caso o tutor note que o pet dormia nesta posição e parou, é sinal que ele sente que há alguma ameaça no ambiente e está passando por estresse. Vale ficar atento!

Heyphotoshoot/Unsplash

Dormindo de lado

Assim como de barriga para cima, é uma posição que mostra que o gato está totalmente relaxado e sente que não há preocupações. É um sinal de que ele está feliz. Geralmente as pernas ficam semiflexionadas ou totalmente esticadas.

krakenimages/Unsplash

Dormindo com a língua para fora

Dizem que uma pessoa que tem um bom sono relaxa tanto que até baba enquanto dorme. Provavelmente o mesmo seja válido para o bichano que fica com a língua para fora. Isso também acontece com animais que perderam vários dentes da frente.

Com as pernas da frende esticadas

O gato que dorme nesta posição não está se sentindo seguro no ambiente, por isso não está totalmente relaxado. Ao dormir com a barriga para baixo, as pernas traseiras encolhidas e as dianteiras esticadas ele indica que está em alerta e pode se levantar mais rapidamente, caso precise fugir.

Lucas D/Unsplash

Dormindo coberto

Os felinos gostam muito de descansar em locais cobertos, além de proporcionar privacidade e aconchego, passa maior sensação de segurança. Por isso amam dormir em caixas de papelão, bolsas, sacolas, embaixo de mesas e cobertas. Eles também podem se esconder quando estão assustados. Mas um pet que passa tempo demais escondido, pode estar com algum problema de saúde.

LILNAV99/Unsplash

Dormindo enrolado

Quando o gato se deita em uma pose de “meia-lua” é porque ele está descansando tranquilamente e protegendo a região do abdômen e garganta ao aproximar a cabeça do peito, além de ajudar a manter a temperatura do corpo. Caso cubra a cabeça com as patas ele está indicante que não quer ficar sozinho.

Sweetyoga Justine/Unsplash

Dormindo encolhido

Nesta posição, por mais que pareça que o gato está dormindo, ele não está totalmente em repouso. Ele estará alerta, com as patas dianteiras debaixo do corpo. A intenção aqui é apenas descansar em uma posição confortável, não necessariamente dormir.

erik jan leusink/unsplash

Aninhado sem apoiar a cabeça

Pode mostrar insegurança por parte do felino, que estará alerta, mesmo que com os olhos fechados. Ele está ciente ao que acontece ao redor, especialmente por meio da audição. Com o abdômen no chão, as quatro patas encolhidas e a cabeça ereta. Esta posição também pode indicar que o pet está doente ou com dores. Talvez seja melhor levar o pet ao veterinário.

Michael Sum/Unsplash

Aninhado com a cabeça apoiada

É uma posição confortável para o animal dormir e, ao mesmo tempo, fácil para que se levante rapidamente, caso precise. O gato geralmente fica com a cabeça levemente inclinada e apoiada nas patas dianteiras.

Jem Sahagun/Unsplash

Como em um abraço

Uma posição em que o gato dorme com outro animal, podendo ser outro gato ou mesmo um cão com quem o felino tenha uma boa convivência. Os animais se deitam de lado e o gato coloca uma das patas dianteiras sobre o outro. Isso indica que o bichinho está feliz e mostrando afeto.

Usando a cabeça

No caso é a cabeça do tutor. Ao usar a cabeça do tutor como travesseiro, ou mesmo se sente ou deite totalmente por cima dela, o gato está mostrando que ama e confia totalmente na pessoa – de um jeito bem felino de ser estão também mostrando proteção.

Com olhos semicerrados

Geralmente os olhos semicerrados estão acompanhados de orelhas totalmente eretas. Isso indica que o animal está buscando relaxar, mas ainda assim está atento a tudo o que está ao redor.

Jack Brind/Unsplash

Outras posições

A máxima de que “gatos são líquidos” não surgiu à toa: eles são muito flexíveis e é comum vermos gatos dormirem em posições bem estranhas e que não parecem muito confortáveis, encaixados em lugares que nem parece que iriam conseguir entrar. Pode ser uma experiência divertida apenas observar um gatinho em sono profundo.