10 plantas seguras para gatos

Muito se fala sobre plantas que são tóxicas e podem fazer muito mal para a saúde dos gatos, mas ter um pet não significa abrir mão de ter um belo jardim. Algumas plantas, além de não tóxicas, ainda podem fazer muito bem para os bichanos.

Capim Santo

Também conhecido como capim-limão, é uma erva tropical ótima para cozinhar, adicionando sabor e aroma às receitas. É doce e com aroma de limão pode ser apreciado por humanos e é ótimo para o gato mordiscar. Também proporciona alívio para distúrbios estomacais, insônia, problemas respiratórios, febre, dores, infecções, reumatismo e edema.

Sofo Ts Acq/Unsplash

Valeriana

Comum em medicamentos holísticos humanos, indicado contra ansiedade, inclusive para os gatos. É ótimo para gatos nervosos ou estressados. Pode ser usado como opção também para gatos com problemas de sobrepeso.

Carol Petri/Unsplash

Camomila

Planta calmante, muito utilizada em chás, também é ótima para gatos. Belas como margaridas têm sido usadas na medicina por muitos anos para acalmar a ansiedade e assentar o estômago. Quando combina com alguma calêndula e Flor-de-cone (equinácea) também pode ajudar a aliviar alguns problemas de pele.

Gianluca/Pixabay

Erva-gateira

Conhecida também por Nepeta cataria, é a mais popular quando se trata de plantas para gatos: a popular catnip. Tem efeito estimulante para os gatos e ajuda os felinos a relaxarem e ajuda a combater a ansiedade. É totalmente segura, não viciante e os gatos amam. Pode atrair outros gatos em ambientes externos.

Sebastian Latorre Jo/Unsplash

Regaliz

Também chamada de alcaçuz, traz benefícios surpreendentes para a saúde dos pets. A roedura desta planta ajuda na digestão, alergias e é especialmente boa para gatos com artrite, devido às suas propriedades de limpeza do sangue e anti-inflamatórias.

Zane Lee/Unsplash

Hortelã-pimenta

Os gatos são atraídos por hortelãs em geral, mas a hortelã-pimenta é ótima não apenas pelo cheiro e por proporcionar ótimos chás, mas também afasta roedores, como os ratos. Além de ser boa para a saúde dos felinos, ajuda a resolver o problema de quem costuma receber “presentinhos” do bichano.

Basil James/Unsplash

Unha-de-gato

Uma erva amarela florida comum em florestas das Américas central e do sul, é usada há muito tempo para tratar a asma, úlceras e câncer, mas também é ótima para gatos com coceira e alergias, pois contém cortisona natural.

Higor Prestes/Unsplash

Hydrastis canadenses

Também chamada de goldenseal, tem poder desinfetante, pode ser usada para gatos com crise alérgica ou contra infecções.

Carol Petri/Unsplash

Dactylis glomerata

Mais popularmente conhecida como graminha para gatos. Nenhum jardim de gateiro estaria completo sem ela. Pode ser comprada em petshops, mas é fácil de cultivar em casa. É ótimo para digestão e evita que as bolas de pelo fiquem presas nas gengivas. Também é ótimo para cachorros, porquinhos-da-índia e coelhos.

Aloe vera

Pode ser cultivada tanto em ambientes internos e externos, desde que receba luz solar. Essa planta traz benefícios para gatos e cães, sendo indicada para problemas de pele. Acredita-se que alivia os sintomas da dermatite e promove a cicatrização de feridas. O gato pode mastigar a planta, desde que não haja excesso, ou pode causar má digestão.

Dave Feril/Unsplash

Graminha de milho

Basta plantar milho de pipoca em um vaso e esperar germinar, também é possível utilizando alpiste. Os gatos amam mordiscar essa grama e é muito fácil cultivar em casa.

Rana Sawalha/Unsplash

Plantas medicinais

Antes de utilizar qualquer planta com benefícios medicinais para o tratamento do pet, o tutor deve buscar a orientação de um médico veterinário.

Pixabay

Outras plantas boas para gatos

Além das mencionadas, diversas outras plantas podem ser expostas aos gatos sem o menor problemas, entre elas: salsa, alecrim, tomilhos, manjericão, palmeira areca, orquídeas, dentes de leão, bambu, planta aranha.

Evgeniya Litovchenko/Unsplash