Exercícios caseiros para gatos

Os gatos precisam dormir por horas ao dia, mas entre um cochilo e outro eles amam fazer uma boa bagunça e correr pela casa toda. Praticar exercícios é muito positivo para a vida do felino. Além de melhorar o comportamento, ajuda a prevenir a obesidade e os riscos que pode acarretar.

O exercício é um estímulo físico e mental

O tutor interage com o pet com diversas brincadeiras e caso tenha dois gatos para brincarem juntos, melhor ainda. Períodos como manhã e noite são os mais produtivos dos felinos, por isso os melhores para que eles se exercitem.

shutterstock

Os melhores brinquedos para exercitar o gato

É importante que o brinquedo escolhido seja resistente e sem peças pequenas que possam ser engolidas pelo animal durante a brincadeira. Alguns petiscos podem servir de incentivo ao gato para procurar e caçar.

reprodução shutterstock

Novelos de lã, um brinquedo perigoso

Conhecidos por serem queridinhos dos gatos na hora de brincar, na verdade são muito perigosos, pois podem ser engolidos. O melhor é só deixar os gatos brincarem com novelos quando você estiver por perto para ter certeza de que o animal não vai se machucar.

reprodução shutterstock

Gatos gostam das coisas simples

Para que o gato não dê pulos muito arriscados, é bom pendurar o brinquedo em uma vara e mantê-lo relativamente baixo. Outra diversão para bichanos é correr atrás de bolinhas de ping pong. É também muito importante estimular o gato a brincar. Caixas, sacos de papel e tubos de papelão podem ser bons brinquedos e não colocam a saúde do gato em risco.

reprodução shutterstock

Arranhadores de todos os tipos

Arranhadores dos mais diferentes tipos também são uma ótima maneira de exercitar e divertir o seu gato ao mesmo tempo. Além disso, ele pode afiar as unhas, se esconder e passar um bom período analisando o que acontece ao seu redor do alto de seu arranhador.

reprodução shutterstock

Nunca brinque com o pet de forma agressiva

Os gatos odeiam ter rabos e bigodes puxados. Essas "brincadeiras" podem fazer com que o animal desenvolva distúrbios e machuque você. Também não é recomendável jogar bolinhas muito alto, pois o gato pode machucar a pata se ficar tentando pular muito alto.

YouTube

Felicidade do bichano

O importante é saber que o animal está feliz e confortável com a brincadeira que você está oferecendo para ele.

Unsplash/Ferenc Horvath