Sem mau cheiro da areia do gato

O cuidado que os gatos têm com a própria higiene é bastante conhecido, os bichanos estão sempre se lambendo para dar aquele trato nos pelos. Eles também gostam de usar uma caixa de areia sempre bem limpa e cuidada, mas essa parte já é responsabilidade do humano.

O tutor fazendo a sua parte

O tutor precisa retirar os dejetos da areia e deixar bem higienizado para que não fique um mau cheiro que incomodará não apenas a ele mesmo, como para o próprio felino.

Reprodução Pinterest

Apenas produtos naturais

Existem alguns métodos caseiros para ajudar a diminuir o odor causado pela areia do gato, tornando o ambiente mais agradável e, o melhor de tudo, são totalmente seguros, não causando riscos para a saúde do gatinho.

Reprodução Pinterest

Limpe constantemente

É importante que a caixa seja limpa ao menos duas vezes ao dia, recolhendo as fezes e a urina. Areias higiênicas de qualidade costumam solidificar com o líquido, ficando mais fácil de removê-la. A areia deve ser substituída semanalmente.

reprodução shutterstock

Trocando a caixa

Não somente a areia deve ser cuidada, mas a caixa em si. O banheiro do gato deve ser trocado ao menos uma vez ao ano. Com o passar do tempo, elas ficam com arranhaduras em seu interior que acumulam sujeira e facilitam a proliferação de bactérias que ajudam a aumentar os odores mais fortes.

shutterstock

Uma dica simples e excelente é o uso do vinagre

Ele é um agente neutralizador de odores que pode ser aplicado logo após a lavagem da caixa. É importante deixar que seque naturalmente e, depois, complete com a areia do gato.

Shuttersock

Farinha de mandioca

A farinha de mandioca crua adicionada ao fundo da caixinha pode ser uma boa opção para inibir o cheiro, pois forma pedaços que ficam concentrados com a urina do animal e, assim, são fáceis e mais eficientes na hora da remoção. Mas atenção: por ser um produto natural, pode estragar mais rápido, então deve ser trocada com frequência, ou manterá o mau cheiro.

shutterstock

Bicarbonato de sódio

Este também ajuda muito no controle do mau cheiro, e é desinfetante. Porém, deve ser usado apenas em pequenas quantidades, pois pode causar irritação das mucosas dos bichanos e até causar intoxicação, pois eles lambem as patinhas e ingerem o produto. Apenas uma fina camada de bicarbonato pode ser distribuída no fundo da caixa limpa.