É mais higiênico
Além de ser ainda mais higiênico do que a caixa de areia, o vaso sanitário não requer a limpeza diária e reposição de areia. Alguns donos conseguem adestrar o gato até na hora de apertar a descarga.
Não é incomum encontrar vídeos nas redes sociais em que gatos aparecem usando o banheiro, muitos tutores decidiram ensinar os bichanos a utilizar o vaso sanitário para fazer as necessidades. Isso é possível, mas demanda algum tempo.
Além de ser ainda mais higiênico do que a caixa de areia, o vaso sanitário não requer a limpeza diária e reposição de areia. Alguns donos conseguem adestrar o gato até na hora de apertar a descarga.
O primeiro passa é alterar o lugar onde a caixa de areia fica. Como os gatos fazem as necessidades apenas dentro da caixa instintivamente, ele irá procurar o novo local onde ela está. Esse lugar será o banheiro, preferencialmente perto do vaso sanitário.
Para que o animal se acostume com o tamanho do vaso sanitário, é indicado que a cada semana, o tutor coloque apoios embaixo da caixa para que ela fique mais alta. Podem ser livros no começo, e depois até um banquinho para deixar a caixinha e o vaso do mesmo tamanho.
Esse passo vai fazer com que o gato perceba que a privada é um lugar onde ele pode ficar em cima. Ele vai se acostumar a fazer as necessidades naquele espaço, e quando for o momento de retirar a caixa, vai ser mais fácil.
Utilizar um recipiente menor ou próprio para que o animal faça xixi e cocô em um espaço pequeno: pode ser uma vasilha antiga do tamanho da abertura do vaso, ou um “gatoalete”, acessório vendido especialmente para esse tipo de adestramento. Basta coloca-lo na posição e adicionar um pouco de areia.
Depois de algumas semanas nesse processo, retire o adaptador do vaso e monitore o felino para ver se ele vai direto ao local para se aliviar. Se sim, dê descarga e recompense o animal com sachê ou algum petisco que ele goste, para que ele perceba que aquilo é algo certo que ele pode fazer.
Cada bichano tem sua própria personalidade, então não é garantido que todos aprendam ou que o processo seja rápido.
Se o seu animal de estimação se adaptar mais facilmente às mudanças, é provável que tenha dado sorte de não ter um felino teimoso. Mas lembre-se, seja paciente e leve o tempo que for necessário!