Guia de Raças: Bobtail Americano um gatinho inteligente e muito carinhoso

Uma raça recente e muito querida por ter um perfil muito carinhoso, além de ser adaptável para perfis diferentes de tutores: dos mais caseiros até aqueles que amam ter companhia para viajar

O bobtail americano possui uma grande diversidade de cores
Foto: Wikipedia/Creative Commons
O bobtail americano possui uma grande diversidade de cores

Um gatinho de origem norte-americana, o Bobtail Americano tem como principal característica a sua cauda mais curta que o normal. Esta raça é relativamente nova, datando do início da década de 1960, no estado do Iowa.

A história mais conhecida é a de que um casal, John e Brenda Sanders, estava passando férias no Japão e adotaram um gatinho de cauda curta, que chamaram de Yodi. Já nos Estados Unidos, Yodi teria cruzado com a gata siamesa da família, chamada Mishi, dando origem a uma ninhada de filhotes também de cauda curta.

Um outro casal conhecido da família teria se interessado nesses felinos de rabo de pompom e deram início à criação dos Bobtail Americanos. A cauda mais curta é o resultado de uma mutação genética que é predominantemente passada para os filhotes.

O reconhecimento oficial da raça veio já no ano de 1989, pela The International Cat Association (TICA) e, mais tarde, também pelas Cat Fancier Association (CFA) e American Cat Fancier Association (ACFA).

A personalidade do Bobtail Amerinano

Foto: Reprodução/Pinterest
Os Bobtail Americano possuem uma causa mais curta em decorrência de uma mutação genética

Conhecida por ser muito dócil e com inteligência acima da média, os bobtail americanos são muito apegados aos tutores, adoram brincadeiras e são ótimos para aprender truques e brincar de buscar a bolinha. Eles também são ótimos caçadores e amam – e precisam – fazer atividades físicas para manter a saúde em dia.

Eles atingem a maturidade relativamente tarde, somente entre os dois e três anos de idade. Essas características fazem com que sejam popularmente conhecidos como “Golden Retriever dos gatos”, por alguns amantes da raça.

Esses gatos de cauda curta se dão muito bem com crianças e outros animais, e são adaptáveis para diversos perfis de família, já que eles podem muito bem viver tranquilamente em uma casa e também levar uma vida de viajantes. Eles gostam muito disso.

Esse perfil aventureiro do Bobtail Americano também o torna um pet muito querido dos caminhoneiros, que levam esses felinos como companhia para longas viagens. O perfil carinhoso desses bichanos também faz sucesso entre os profissionais de psicologia, que o utilizam como animais terapeutas.


Higiene e saúde

Foto: Reprodução/Pinterest
Eles podem ser encontrados em pelos curtos e médios

Assim como a maioria dos gatos, os bobtail americanos se encarregam da própria higiene, mas isso não dignifica que o tutor não precise ter um relativo cuidado, já que em casos de sujeiras maiores, que o pet não consiga remover sozinho, um banho será muito bem-vindo.

A raça pode ser encontrada em diversas cores, devido à sua miscigenação, e os pelos do Bobtail Americanos podem ser curtos, médios ou longos, sendo necessário uma escovação frequente para a remoção dos fios mortos. O recomendável é que se escove o pet ao menos duas vezes por semana, aumentando a frequência durante o período de troca de pelos. 

Para a saúde, a miscigenação que deu origem à raça também desempenha um papel importante e ela não apresenta doenças genéticas, comuns em “raças puras”. Contudo, é claro que cuidados precisam ser tomados, assim como em qualquer outro gato, e o pet deve ter um acompanhamento veterinário e uma alimentação saudável.