10 coisas para nunca fazer com seu gato

Já foi comprovado que cada vez mais lares brasileiros estão aderindo à ideia de ter gatos como animais de estimação. E os gateiros de primeira viagem, muitas vezes, não sabem exatamente como agir com os bichanos. Então aqui vai uma lista com 10 coisas que nunca devem ser feitas a um gato!

Não leve qualquer planta para casa!

É sempre bom ter uma plantinha para decorar e dar um novo ar para a casa, contudo muitas delas podem ser fatais aos bichanos. Por isso, caso tenha plantas e gatos em casa, procure saber se a plantinha não representa um perigo ao seu bichano.

Shuttersock

Cuidado com eliminadores de odor

Os felinos são muito ligados ao seu próprio cheiro e território. Ás vezes, na tentativa de eliminar os odores deixados pelos gatos, os tutores acabam exagerando na dose e retirando totalmente o cheirinho que eles tanto apreciam e deixando os peludos bem frustrados.

Reprodução Pinterest

Leite não é o ideal

Ao contrário do que vemos nos desenhos animados, os gatos não devem ser alimentados com leite. Eles até gostam do sabor, em muitos casos, mas também podem ser intolerantes à lactose. Por isso, é melhor evitar esse alimento!

Reprodução Pinterest

Bola de lã não é brinquedo

Outra coisa bem comum em desenhos animados, mas que representam um grande perigo. Caso o gato venha a ingerir um fio ou barbante por acidente, pode fazer com que seu intestino fique franzido ou enroscado à medida que o fio passa, matando seções do intestino que deverão ser removidas com cirurgia.

reprodução shutterstock

Dê espaço ao gatinho

Respeite o tempo dele. Os gatos não são animais tão independentes como muitos acreditam e amam estar com seus tutores, mas não se deve forçar a atenção deles. Ás vezes o gato precisa de um tempo sozinho!

Reprodução

Peixe cru? Não pode!

Mais uma vez fomos enganados pelos desenhos. Não dê alimentos crus ao seu gato, como carnes e frutos-do-mar. Esses alimentos podem conter doenças como salmonela e enzimas tiaminase, que podem causar uma deficiência em uma importante vitamina B

reprodução shutterstock

Não encha o bichano de petiscos

Alimentar o gato fora de hora e em quantidade errada pode causar sobrepeso. Procure fornecer ao gato a quantidade adequada de comida seca e úmida e em horários adequados. Em caso de dúvidas, sempre vale consultar um veterinário!

Reprodução Redes Sociais

Não dê ossos

Apesar de ocupar o tempo e distrair os bichanos, os ossos podem ser perigosos para eles. Alguns ossos podem se fragmentar, formando lascas que se alojam na garganta, estômago ou intestino. Se oferecer algum peixe, por exemplo, preste muita atenção se não há espinhas.

Shuttersock

Escove os pelos

Mesmo que os gatos sejam limpinhos e cuidem do próprio pelo, é parte do papel do tutor ajudar nessa tarefa! Além de reduzir as bolas de pelo, o número de escovações varia conforme a pelagem do gato.

Shuttersock

Cuidado com o volume

Os gatos são bastante sensíveis e volumes muito altos podem deixá-los bem nervosos e assustados. Por isso, tenha cuidado para não gritar ou falar muito alto com os gatos, eles podem passar a ter medo de você!

Pixels