Olhos do gato e suas curiosidades
Pixabay
Olhos do gato e suas curiosidades

Para entender como os olhos dos gatos funcionam, primeiro temos que saber que o olho é um órgão que permite aos animais detectarem a luz e transformam essa percepção em estímulos elétricos. É por meio dos olhos que sabemos se os nossos bichinhos estão ou não doentes, se estão felizes ou tristes, por exemplo. Por isso, este é um órgão tão importante para os bichanos.

Quando pensamos em gatos, lembramos primeiro das cores lindas dos olhos que eles têm. Contudo, poucos sabem que os olhos de um felino servem também para a sobrevivência e a comunicação desses animais. Os olhos dos gatos possuem uma camada atrás da retina que trabalha como um espelho, refletindo a luz que recebe.

A visão dos gatos foi evoluindo com o tempo e, por caçarem as presas a noite, eles adquiram uma boa visão noturna e é por causa desta camada refletora que os olhos dos animais brilham quando é noite. 

Relação entre os olhos e os pelos

Olhos de gato e suas curiosidades
Pixabay
Olhos de gato e suas curiosidades

Todos os gatos nascem com olhos azuis, mas a partir da sexta semana de vida a cor muda. Os gatos não têm olhos coloridos devido à genética de cada um, os olhos são coloridos conforme a cor dos pelos. Por exemplo, os gatos pretos têm olhos amarelados ou verdes.

Estado de espírito refletido pelos olhos

Você viu?

Olhos de gato e suas curiosidades
Pixabay
Olhos de gato e suas curiosidades

É através dos olhos dos animais que sabemos se eles estão bem ou não de saúde. Quando eles se sentem ameaçados, com medo ou feliz, as pálpebras se dilatam. Os gatos têm uma terceira pálpebra cuja função é impedir os olhos de ressecar. Se esta pálpebra cobrir todo o olho do animal, significa que ele está  doente e você precisa levá-lo para um veterinário.

Curiosidades

Olhos de gato e suas curiosidades
Pixabay
Olhos de gato e suas curiosidades

De todos os mamíferos, o olho do gato é o maior. Se fosse o nosso caso, os nossos olhos teriam certa de 20 cm de diâmetro.

Se piscarmos lentamente os nossos olhos para um gato, ele piscará de volta em resposta. É uma forma de comunicação ainda sem explicação.

Ainda não se sabe se os gatos enxergam no escuro, isso ainda está em processo de pesquisa, mas os gatos parecem responder cores como violeta, azul, verde e amarelo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!