Quando Laura Burban, diretora do Abrigo de Animais Dan Cosgrove, recebeu uma ligação que avisava sobre uma coruja que se recusava a sair do meio de uma rua movimentada, ela entendeu que a situação era séria. Apesar de as corujas serem comuns na cidade costeira de Branford, Connecticut (EUA), mas o normal é avistá-las a uma certa distância, e não correndo o risco de serem atropeladas.
Laura contou que quando as pessoas se aproximavam com veículos ou a pé, a coruja abria as asas, mas ela não saia do lugar. A princípio ela pensou que a ave teria parado ali para comer, mas assim que a viu pessoalmente soube que a ave de rapina precisava de ajuda.
“Quando chegamos lá, percebemos que a coruja tinha uma asa machucada”, disse. “Ele virava e erguia as garras no ar, como se dissesse: 'Não me toque'.”
Como a ave não estava conseguindo voar, não seria fisicamente difícil capturá-la. Mas Laura precisaria colocar uma toalha sobre o animal, para conseguir capturá-lo com segurança, sem estressá-lo.
“Tentei fazer com que ele olhasse para a outra oficial de controle de animais que estava comigo. Ela estava tentando fazer tudo ao seu alcance para chamar sua atenção, mas ele simplesmente não queria deixar de me olhar nos olhos. Ele sabia que eu estava vindo atrás dele”, explicou.
Laura conseguiu cobrir a coruja com a toalha, o que ajudou a acalmar a ave. Então o animal foi colocado na van e levado até o centro de reabilitação A Place Called Hope (Um Lugar Chamado Esperança, em português), onde fizeram testes em suas asas para descobrir o que havia de errado.
“Ele tem uma fratura bem feia perto do pulso”, contou Laura. “O veterinário disse que não é algo que possa ser reparado cirurgicamente, então eles vão embrulhá-lo e esperar para ver.”
Já se passaram três semanas desde o resgate da coruja, e ela vem se recuperando bem. A fratura já está quase curada. Ela também vem fazendo sessões de fisioterapia e os cuidadores estão confiantes de que logo ele estará pronto para ser solto em seu habitat.
James Cosgrove - neto de Dan Cosgrove, o primeiro vereador da cidade que dá nome ao abrigo – ligou para Laura perguntando sobre a coruja, pois a ave é conhecida de todos os moradores do bairro, que torcem por sua recuperação.
“Ele disse: 'Estou ligando por causa da minha coruja! Todo mundo na vizinhança tem perguntado sobre a coruja, imaginando se ela vai ficar bem'”.
A coruja vive na vizinhança há anos e todos acompanharam o seu crescimento. O animal é considerado como o “prefeito” do bairro. Cosgrove ficou aliviado ao saber que a amada coruja está se recuperando bem e logo voará pela vizinhança novamente.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
* Com informações do The Dodo.