8 dúvidas mais comuns sobre os coelhos

Roedores são muito fofos, e os coelhos estão na lista de pets mais bonitinhos e queridos, principalmente pelas crianças. Mas será que eles são fáceis de cuidar ou parece com um hamster?

Coelhos podem viver soltos em casa?

Não. Eles podem se acidentar. Devem criados em ambientes abertos, mas com limitação, para não caírem ou roerem cabos de alta tensão.

Eles fazem as necessidades em um lugar só, como gatos?

Depende. Coelhos costumam fazer xixi em um lugar específico da gaiolinha, mas as fezes podem fazer em vários lugares, pois produzem muitas.

Quais as diferenças entre o coelho convencional e o mini?

Anatomicamente eles são iguais. A única diferença é o porte e peso. Comportamento, alimentação e cuidados são os mesmos.

É possível criar esse pet em apartamento?

Sim! Desde que ele tenha uma gaiola adequada para seu tamanho e a quantidade adequada de exercícios diariamente. Ou seja, é um ótimo pet para quem tem uma residência pequena.

Coelhos podem comer qualquer legume, fruta ou verdura?

Não. É preciso ter muito cuidado com a alimentação. Não são todos os legumes e verduras que são permitidos. Eles podem comer verduras de cor escura e, no caso dos legumes, o ideal é evitar os tubérculos, já que causam alterações gastrointestinais.

Os alimentos mais comuns que eles podem comer, são:

Cenoura, abóbora, milho, pepino, maçã, mamão e abacaxi.

Esse animal pode ficar sozinho quando o tutor sai de casa?

Pode. Não necessitam do dono o dia todo, apesar de gostarem bastante de companhia.

Podem conviver com outros animais, como cães e gatos?

Depende. Se forem acostumados desde filhote, podem sim. Mas é sempre bom acompanhar a convivência, pois são animais bem delicados e em algumas brincadeiras podem se machucar.

Quais os principais cuidados ao adotar um coelho?

O maior cuidado é na alimentação, pois eles precisam de 80% de feno na dieta. O complemento da dieta pode ser de ração, legumes e verduras. Já no ambiente em que vivem, é importante cuidar de onde eles pisam.

Piso da gaiola

Forrar a gaiolinha, colocar um tapetinho no piso quando eles estiverem soltos é o ideal para evitar problemas nas patinhas.

Limpeza

Para mantê-los limpinhos, é preciso escová-los diariamente. O tutor pode limpar o animal com lenço umedecido toda semana se for preciso.