Guia de Raças: conheça o Akita Americano, um cachorro leal e protetor

De origem japonesa, o Akita Americano foi levado aos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, período em que os cães Akita quase foram extintos

Foto: Red Dragonsoul/flickr
Paciente com crianças, apesar de as fêmeas se darem melhor do que os machos, que tendem a se aborrecer

A origem do Akita Americano é semelhante à do Akita japonês, mais conhecido como Akita Inu. A história conhecida conta que no início do século 17, o imperador japonês baniu um nobre rebelde, que ficou exilado na região da província de Akita.

O rebelde passou a encorajar os barões da região a criarem uma nova raça de cães de grande porte e versáteis para a caça. Inicialmente chamados de Matagi Akitas, eram cães usados para a caça de grandes animais, como ursos e javalis, posteriormente sendo usados também como cães de briga.

Ter um Akita já foi restrito para a nobreza, mas com o passar do tempo a raça por perdendo popularidade e passou a ser cão de companhia para pessoas comuns da sociedade.

A distinção entre as duas raças começou durante o período da Segunda Guerra Mundial,  quando os cães da raça Akita passaram a ser capturados por oficiais da polícia japonesa – o que quase levou a raça à extinção. Alguns cães remanescentes foram cruzados com cachorros da raça Pastor Alemão, dando traços únicos ao que viria a ser chamado de Akita Americano.


O primeiro Akita foi levado para os Estados Unidos pela escritora e ativista Helen Keller, após o fim da Segunda Guerra Mundial. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1972. Com o passar dos anos, a raça foi recebendo aprimoramentos, sendo hoje bem diferente do Akita Inu, embora o Akita Americano seja também conhecido como “Grande Cão Japonês”.

Características físicas

  • Grande porte
  • Estrutura sólida, bem equilibrada, com bastante sustância e ossos pesados
  • Cabeça grande, em forma de triângulo obtuso, com focinho profundo
  • Olhos relativamente pequenos
  • Orelhas levantadas e mais ou menos alinhadas com a linha superior do peito, formato triangular e pequenas em relação a cabeça
  • Cauda forte, bem guarnecida de pelos, de inserção alta, portada sobre o dorso ou apoiando contra o flanco.
  • Devem ser bem treinados, pois podem ser teimosos e mordedores
  • Originalmente cão de guarda, mas também é bom como companhia
  • É alerta, amigável, fiel e corajoso
  • Dominante, territorial, enérgico e um pouco teimoso
  • Carinho e tranquilo com os donos
  • Desconfiando com estranhos
  • Paciente com crianças, apesar de as fêmeas se derem melhor do que os machos, que tendem a se aborrecer
  • Não é bom dividindo espaço com outros cães, principalmente se forem dominantes
  • Todas as cores são aceitas para esta raça, como vermelho, fulvo, branco, malhado ou tigrado, com ou sem a presença de máscara
  • Os cães de cor sólida (brancos) não apresentam máscara

A personalidade do Akita Americano

Foto: heymagpie/flickr
Carinho e tranquilo com a família

Este é um cachorro bastante inteligente e muito apegado aos tutores, leal, carinhoso e protetor. Assim como é protetor com os membros da família, ele é também com o território, sendo um cão bastante desconfiado e alerta com pessoas e animais estranhos.

Ter um Akita Americano é uma ótima opção para quem deseja ter um pet amigável e companheiro, mas é preciso socializa-lo bem desde cedo, ou pode se tornar um problema para ter um novo animal no futuro, caso ele venha a entender o novo membro como uma possível ameaça, se bem socializado, não haverá problemas e conviverá bem com outros animais. Com crianças ele se dará muito bem, sendo muito paciente e brincalhão.

(Continue a leitura logo abaixo)

O Akita Americano não é de latir com muita frequência, apenas quando percebe reais motivos para isso, o que o torna também um ótimo cão de guarda para a casa. Este cão cheio de energia precisa de um ambiente com espaço amplo e bastante atividade física para gastar energia, por isso, ao pensar em ter um cachorro da raça, o tutor deve ter em mente que precisará de tempo disponível para passear com ele ao menos uma vez ao dia.

A raça pode ter também um perfil um pouco destruidor. Brincadeiras e atividades ao ar livre também vão ajudar a gastar a energia acumulada e evitar que o cão fique entediado. É importante oferecer brinquedos e mordedores para o pet, isso ajudará a evitar que ele mordisque os móveis da casa.

Uma característica interessante é que, assim como os gatos, o Akita Americano tem o habito de esconder as fezes. Um cãozinho preocupado com a limpeza do ambiente, algo que na natureza dificulta que presas (ou predadores) consigam detectar a presença do animal.

Higiene e saúde

O Akita Americano tem uma pelagem longa, macia e de camada dupla. A camada inferior sendo densa e macia, um pouco mais curta, e a camada externa de comprimento médio e reta. É importante escová-los ao menos uma vez por semana, para a eliminação dos pelos mortos e para evitar a formação de nós. 

Duas vezes ao ano o Akita Americano passa pelo processo de troca de pelagem, sendo necessário intensificar os cuidados durante o período, tosas ocasionais são uma opção para facilitar.

Banhos precisam ser dados ao menos uma vez ao mês ou em eventuais necessidades, tendo cuidados com os produtos utilizados no banho, evitando que o pet tenha possíveis reações alérgicas – é válido consultar um médico veterinário.

Como é comum em cães de grande porte, o Akita Americano pode ser afetado pela displasia coxofemoral,  outros problemas de saúde também podem atingir a raça, como o  hipotireoidismo e a atrofia progressiva da retina, principalmente em cães com idade mais avançada.

Visitas regulares ao médico veterinário são fundamentais para prevenir que doenças mais sérias possam atingir o animal.