Dicas para a higiene dos cachorros

Dar banho no cachorro faz parte da rotina de todo tutor, entre elas estão: quantos banhos dar; qual é a melhor frequência; quais produtos usar; qual a melhor hora do dia; se banho a seco é realmente eficaz. Dúvidas rotineiras que surgem mesmo quando o banho do pet é dado em um pet shop.

A insegurança em relação ao banho

Toda essa insegurança surge tanto pela grande preocupação que gira em torno dos pets, quanto pelos diferentes produtos e informações disponíveis. É preciso ficar atento às necessidades de cada cachorro, já que elas variam de acordo com a raça, porte e tipo de pelo.

Shuttersock

A quantidade ideal

A saúde de um animal que toma muitos banhos pode ser prejudicada, já que eles não são como os humanos. Claro que a higiene é importante, mas, no caso dos cães, a presença de algumas bactérias é essencial para o sistema imunológico e para a manutenção da saúde deles.

reprodução shutterstock

O cheirinho de cachorro

Quando essa proteção é retirada constantemente, a probabilidade do surgimento de doenças na pele se torna muito maior. Além disso, por incrível que pareça, o animal começará a cheirar mal mais rápido.

reprodução shutterstock

Com que frequência?

O mais indicado é que o espaçamento dos banhos seja de, no mínimo, um mês, podendo ter o prazo encurtado para 15 dias no verão. Os donos de cães de pelos curtos podem esperar mais do que os de pelos longos. Vale lembrar que essa frequência deve ser decidida com a ajuda de um veterinário.

shutterstock

Outras medidas de higiene

Esse grande período sem banho não significa que o cachorro não precisa de outros cuidados. Para mantê-los sempre bonitos e confortáveis é importante fazer a escovação e retirar as células mortas.

reprodução shutterstock

A escovação de pelos

Nos de pelos longos a prática deve ser diária para evitar o surgimento de nós difíceis de desfazer. A mesma coisa com os de dupla pelagem, como o Golden Retriever. Já nos de pelos curtos as escovações podem ser feitas três vezes na semana.

reprodução shutterstock

O banho a seco

Caso o pet comece a cheirar mal antes de chegar o dia do banho, uma boa opção é utilizar o shampoo seco. Esse produto retira a sujeira superficial e resolve o problema temporariamente, mas não pode substituir o banho tradicional. Além disso, a higiene bucal é muito importante para prevenir o bafo e a doença periodontal.

Shuttersock

Outras dicas

Geralmente são recomendados os shampoos neutros, mas isso deve ser decidido junto ao veterinário. Não há a necessidade do uso de condicionadores nem de perfumes, alguns animais podem inclusive desenvolver alergia a esses produtos.

Reprodução/Pixabay

Para os donos de primeira viagem

O primeiro deve ser dado a partir do segundo mês de vida, em casa mesmo. Não é bom sair na rua com um cãozinho que ainda não completou o calendário de vacinação, ainda mais levar em pet shops. Utilize água morna e shampoo próprio para filhotes.

Reprodução Pinterest

O melhor horário

O horário ideal para o banho é o final da manhã e início da tarde de dias quentes, ou seja, entre 11h e 15h. Evite dias chuvosos ou muito frios, o animal pode ficar doente.

Reprodução/Instagram

Deixe o pet bem sequinho

Como o banho no cachorro não ocorre com muita frequência, fique atento às partes mais escondidas como virilha, axilas, dobrinhas, cauda e patas. É importante sempre deixar o pet muito bem sequinho, especialmente nas partes mais difíceis, como orelhas e dobrinhas.

Shuttersock