Banho a seco, uma alternativa para a higiene do pet nos dias frios

O banho a seco não substitui o banho tradicional, com água, mas é recomendado em ocasiões específicas como os dias mais gelados

O banho a seco não substitui o banho com água, mas é uma alternativa para os dias frios
Foto: Reprodução/Pixabay
O banho a seco não substitui o banho com água, mas é uma alternativa para os dias frios

O inverno está aí e, com as temperaturas baixas, dar banho nos pets pode não parecer uma ideia muito agradável, tanto para o tutor, quanto para o animal. Contudo, nem sempre dá para deixar o bichinho sem aquela higienização e, para isso, o banho a seco é uma ótima alternativa.

O banho a seco não substitui o banho convencional, com água, mas serve para a manutenção da higiene do animal, mesmo para os gatos, que se limpam por conta própria, pode ser uma boa alternativa em casos que o pet, por algum motivo, não consiga se limpar sozinho .

Outro bom motivo para o banho a seco é que o banho tradicional, se dado com muita frequência, pode causar perda de parte da camada de gordura do animal, deixando-o mais exposto às alergias e fungos. Porém, isso só acontece se a frequência de banho for realmente muito alta. Não é desculpa para não dar banho no pet.

Antes de aplicar qualquer produto no cachorro ou gato, vale a pena verificar se o pet não é alérgico a alguma substancia do produto utilizado, a dica é aplicar uma pequena quantidade na pele e aguardar 24 horas. É raro acontecer, mas não impossível. Na dúvida, procure um veterinário.

Como funciona o banho a seco

Os produtos para banho a seco podem ser encontrados em qualquer petshop em duas formas, sprays e em pó. Suas substâncias são semelhantes às usadas em shampoos convencionais, mas não precisam de enxágue. Eles limpam e deixam um cheiro agradável no animal.

Para utilizar o produto no pet, principalmente no caso dos gatos, espere um momento em que o animal esteja calmo. Em animais de pelo longo, é importante escovar antes, para retirar qualquer nó.

Espalhe pelo corpo de forma uniforme e massageie, como se estivesse passando um creme. Na cabeça, é recomendado que se utilize uma toalha, para evitar que caia nos olhos. Em seguida, retire utilizando uma escova e, para o excesso, use uma toalha. É importante deixar o pet bem sequinho.

O shampoo em pó ajuda a remover a oleosidade dos pelos e absorve o mau cheiro. Antes de usá-lo, escove os pelos do animal em sentido contrário, depois polvilhe o produto pelo corpo - exceto na cabeça - e deixe agir por alguns minutos. Depois remova o pó com uma toalha e escove para retirar o excesso. Caso o gato não se dê bem com escovas, vale o uso de uma luva especial .