Como cuidar da saúde ocular dos pets

Cuidar de um cão ou um gato vai muito além de dar carinho e alimentá-lo. A atenção com a saúde dos pets é parte importante da criação, desde as vacinas e remédios contra parasitas e vermes, que devem estar em dia, até exames e outras questões, como o bem-estar da visão e dos olhos do animal.

Prevenir os problemas oculares

Um estudo sobre oftalmologia veterinária aponta que 25% do filme lacrimal dos cães, substância responsável pela lubrificação ocular e nutrição das córneas, evapora naturalmente. Isso pode provocar diversos problemas nos olhos, que podem evoluir para danos permanentes na visão do pet.

Unsplash/Daga_Roszkowska

Evite a exposição excessiva ao vento

Muito vento nos olhos dos animais – como quando eles viajam de carro com a cabeça para fora da janela ou na frente do ventilador ligado – pode acarretar ressecamento, coceira e desconforto.

Pixabay

Cuidado com o uso de sopradores e secadores

Quando os tutores dão banho em casa ou levam para algum pet shop, é importante se certificar de que a temperatura e intensidade dos sopradores ou secadores está adequada e se não estão direcionando o jato de ar diretamente nos olhos do pet. Do contrário, pode levar o cãozinho a desenvolver coceira nos olhos e na face.

reprodução shutterstock

Prevenir é melhor que remediar

Para higienização dos olhos e das pálpebras dos animais, é importante utilizar produtos específicos para isso, evitando o surgimento de problemas. Também é possível aplicar, pré ou pós banho, colírios lubrificantes, para lubrificar, hidratar e higienizar a superfície ocular, promovendo alívio e conforto prolongado para o bichinho.

Shutterstock/Divulgação PremieRpet

Atenção maior com raças braquicefálicas

Para os tutores que possuem cães braquicefálicos, o cuidado deve ser redobrado. Essas raças têm uma incidência maior de doenças relacionados aos olhos devido à exposição do bulbo ocular. Entretanto, o cuidado não se limita a elas porque todos os cães são suscetíveis às doenças oculares.

Reprodução/Pixabay