Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Prevenção é melhor forma de evitar doenças oculares nos pets

Exposição ao vento excessivo pode ser prejudicial à saúde dos olhos dos pets
Foto: Banco de Imagens/Pexels
Exposição ao vento excessivo pode ser prejudicial à saúde dos olhos dos pets

Cuidar de um cãozinho ou um gatinho vai muito além de dar carinho e alimentá-lo. A atenção com a  saúde dos pets é parte importante da criação, desde as vacinas e remédios contra parasitas e vermes, que devem estar em dia, até exames e outras questões, como o bem-estar da visão e dos olhos do animal.

Um estudo sobre oftalmologia veterinária feito pelos pesquisadores Bruce H. Grahn e Lynne S. Sandmeyer aponta que 25% do filme lacrimal dos cães, substância responsável pela lubrificação ocular e nutrição das córneas, evapora naturalmente. Isso pode provocar diversos problemas nos olhos, que podem evoluir para danos permanentes na visão do pet.

De acordo com a veterinária especializada em oftalmologia Carinne Liessi, a prevenção de problemas de vista nos animais é a melhor forma de combate-los. Ela comenta sobre as alterações comportamentais que os tutores devem prestar atenção e dá dicas de como evitar o desenvolvimento de problemas nos olhos dos bichinhos.

“As principais alterações que os tutores podem verificar são coceira ocular ou na face, o pet ficar piscando constantemente, intolerância a luz, evoluindo até para apatia e diminuição de apetite. Também é possível observar olhos vermelhos ou até mesmo secreção em excesso nos olhos”, afirma.

Confira as dicas da veterinária para prevenir os problemas oculares:

- Evite a exposição excessiva ao vento
Muito vento nos olhos dos animais – como quando eles viajam de carro com a cabeça para fora da janela ou quando ele fica em um cômodo com ar-condicionado por muito tempo ou ainda na frente do ventilador ligado – pode acarretar ressecamento, coceira e desconforto. “São agravantes em animais com predisposição a afecções oculares”, afirma Carinne.

- Cuidado com o uso de sopradores e secadores
Quando os tutores dão banho em casa ou levam para algum petshop, é importante se certificar de que a temperatura e intensidade dos sopradores ou secadores está adequada e se não estão direcionando o jato de ar diretamente nos olhos do pet. Do contrário, pode levar o cãozinho a desenvolver coceira nos olhos e na face.

- Prevenir é melhor que remediar
Para higienização dos olhos e das pálpebras dos animais, é importante utilizar produtos específicos para isso, evitando o surgimento de problemas. Também é possível aplicar, pré ou pós banho, colírios lubrificantes, para lubrificar, hidratar e higienizar a superfície ocular, promovendo alívio e conforto prolongado para o bichinho.

- Atenção maior com raças braquicefálicas [de fucinhos achatados]
Para os tutores que possuem cães pertencentes a essas raças, como shih tzu, buldogue francês e pug, o cuidado deve ser redobrado. “Observamos que os cães pertencentes às raças braquicefálicas possuem uma incidência maior de doenças relacionados aos olhos devido à exposição do bulbo ocular”, explica veterinária. Entretanto, o cuidado não se limita a elas porque todos os cães são suscetíveis às doenças oculares.