Cachorro bravo

A agressividade faz parte do extinto de proteção animal, mesmo para os humanos. Contudo, quando não há controle, pode ser fonte de grandes dores de cabeça para o tutor. Muitas vezes, a melhor saída é o adestramento comportamental.

Fatores de agressividade

Muitos fatores contribuem para a formação do comportamento de um cachorro, eles vão desde a herança genética, até o período de socialização e acontecimentos diários. Por isso, quando o comportamento canino já está moldado é muito difícil modificá-lo.

reprodução shutterstock

Gestação e socialização

Mais do que uma questão de raça e genética, o ambiente em que o animal vive é determinante, desde a fase da gestação. Além disso, o período de socialização do filhote também é fundamental para a formação do comportamento canino.

Instinto de defesa

Os problemas de agressividade quase sempre estão relacionados à falta de confiança, o que o deixa defensivo. Assim o cão pode agredir para se defender quando se sente ameaçado ou para defender uma pessoa, outro animal ou objeto. Outras explicações podem ser a falta de atividade física e maus-tratos.

Instinto de caçador

O instinto de predador do animal também pode ser confundido com agressividade. Caso algo chame a atenção do animal, ele pode entender objetos, insetos e outros animais – ou motos que passando pela rua - como presa e disparar na direção deles.

Como educar o pet?

Os cães aprendem por estímulos e consequências, assim o comportamento do tutor pode interferir no do animal. Por isso, não é recomendado interagir com o animal quando estiver agressivo. Agradá-lo ou puni-lo pode apenas estimular ainda mais esse comportamento.

Reforço positivo

O que deve ser trabalhado são os comportamentos anteriores ou posteriores, enquanto o cão está calmo, através de reforço positivo, seja com petiscos ou um brinquedo que ele goste.

Tenha a confiança do pet

A regra básica é não dar a oportunidade para o cão morder, isso pode ser evitado pelo uso de focinheira ou pelo ganho de confiança e obediência do animal com o tutor. A melhor forma de conseguir a confiança do cão é não demonstrar medo.

Comportamentos errados

Provocar o animal a rosnar ou ameaçar roubar a comida, o osso ou o brinquedo que ele estiver usando. Esticar e puxar a guia do pet quando ele se torna agressivo durante um passeio na rua, em vez de mudar a direção e sair do foco do problema.

Não faça isso!

Agradar o cão após um comportamento errado e insistir que o animal faça algo que ele já demonstrou não estar disposto.

Prevenir é melhor do que remediar

É melhor evitar um comportamento agressivo desde cedo do que tentar mudá-lo depois que já estiver formado. Para evitar um cão agressivo, é importante ter atenção à educação do pet desde filhote.