Como evitar que o cão roube comida

Os cães costumam fazer uma cara de pidão sempre que veem os tutores se alimentando. Uma grande parte das pessoas não resiste e acaba dando um pedacinho para agradar o pet. No entanto, alguns alimentos fazem mal para o animal.

Saiba impor limites

Não impor limites pode deixar o animal confiante e fazer com que ele comece a roubar alimentos proibidos com frequência, o que representa um grande perigo à saúde e gera problemas como obesidade e intoxicação.

reprodução shutterstock

Deixe o pet bem alimentado

A fome também pode ser um dos causadores desses pequenos “furtos de comida”. Nesses casos é importante que o tutor siga corretamente os horários de alimentação do animal, além de ensiná-lo que aquela atitude não é adequada.

Shuttersock

O tédio pode ser motivo

Quando o animal quer chamar a atenção do dono, ele fará tudo o que estiver ao alcance. Ele sabe que roubando comida, deixará o tutor bravo e fará dele o centro das atenções.

shutterstock

A personalidade

Se você tem um pet guloso, é normal que ele roube comida, afinal está sempre pensando em comer, mesmo não estando com fome.

shutterstock

O estresse é gatilho

Cachorros que são muito apegados e passam a ficar sozinhos ou não recebem mais tanta atenção como antes, desenvolvem estresse canino. Para que voltem a ser notados, podem roubar comida.

Pixabay

Como evitar que o cachorro roube comida?

Não importa há quanto tempo animal tem o comportamento, ele precisa ser ensinado e parar de roubar comida. O dono deverá ter paciência, persistência e não ceder aos pedidos dele. É preciso tomar algumas atitudes para isso.

Unsplash/Shelley Kim

Não deixe comida em locais de fácil acesso

Os cães são espertos e engenhosos quando querem pegar algum alimento. Por isso, mantenha em locais de difícil acesso e, se preciso, trancados. De preferência, guarde dentro da geladeira e em armários no alto.

Unsplash/Shelley Kim

Ensine-o a comer na tigela

Ensine-o desde filhote a comer somente na tigela. Dessa forma, ele irá entender que as comidas que estão na mesa ou em outros locais não são para ele.

shutterstock

Não ceda aos seus pedidos

Um dos principais motivos que levam os cães a desenvolverem esse comportamento é oferecer pedaços da comida durante as refeições. É um erro muito comum entre os donos. Por isso, quando estiver comendo, evite que ele pule em suas pernas, apoie as patas na mesa, lata e não se deixe levar pela cara fofa.

shutterstock

Não o deixe comer comida na rua ou revirar o lixo

O cão não precisa subir na mesa ou abrir o armário para roubar comida. Basta revirar o lixo ou pegar o que estiver jogado no chão da rua. Fazer isso é muito preocupante, pois esses alimentos estão sujos, estragados e o animal pode se cortar com outros objetos presentes no lixo, como cacos de vidro. Fique atento para impedir esse comportamento.

shutterstock