Entretenimento pet

Ao longo da pandemia, muitos tutores trabalharam de home office, o que aproximou muito a relação com os pets. Mas com a volta à ‘vida normal’, os animais voltaram a passar muito tempo sozinhos. Por isso, é preciso encontrar atividades para distrair o pet durante esses períodos de solidão.

A ansiedade de separação

Casos de ansiedade de separação são comuns nos pets com uma grande ligação com os tutores e ficam entediados após horas sozinhos. Alguns cães passam o tempo que estão sozinhos executando comportamentos compulsivos, como destruir as paredes e móveis.

shutterstock

A ansiedade de separação

Nos gatos, os transtornos mais comuns são: perda de pelos, ingestão excessiva de pelos ou de substâncias não alimentares, como, por exemplo, plástico. Estes comportamentos podem causar efeitos colaterais, como emagrecimento, estresse e até mesmo depressão.

Reprodução

Comportamentos compulsivos

Eles são caracterizados por comportamentos repetitivos, por isso, é sempre importante observar como o animalzinho vem se comportando, até mesmo durante o sono.

Comportamentos compulsivos

Algumas atitudes involuntárias e repetidas podem se tornar frequentes. É o que chamamos de “tic”. O primeiro passo a ser tomado caso o animal já apresente esse comportamento é levá-lo ao veterinário e constatar se há uma causa clínica.

Como ajudar

A melhor maneira de evitar ou auxiliar no tratamento desses transtornos é levar o pet para passear todos os dias. Não tendo esse tempo disponível, é importante procurar um passeador. Alguns gatos gostam de passear com guia ou em bolsas.

Estimule-os

Pedir comandos para os cães também estimula sua mente e pode cansá-los antes de deixá-los sozinhos. Jogar bolinha ou brincar de cabo de guerra também. Com os gatos, é possível brincar com ratinhos de pano ou fitas e penas, por exemplo.

Brinquedos interativos

Na ausência de companhia, os pets também precisam de atividades para se entreter. Existem vários brinquedos interativos vendidos em pet shops para fazer o enriquecimento do ambiente.

Para cães

Uma bola onde se coloca ração e o pet precisa rolá-la para que o grão caia, ou aqueles em que é possível colocar frutas amassadas da preferência do animal e congelá-las para que ele gaste energia tentando comer. Entre outras.

Para gatos

Fitas e brinquedos com penas penduradas em uma maçaneta, de forma que balancem. Bolinhas tipo pingue-pongue com pena, caixas de papelão empilhadas cheias de passagens umas para outras ou prateleiras, são ótimas formas de entretenimento.

Acostume o pet com o brinquedo novo

É essencial que os pets sejam apresentados aos novos objetos e ensinados a brincar com eles na presença do tutor, para que mantenham o interesse sozinhos.

Antes de distribuir os brinquedos

Uma boa dica é deixá-los juntos às roupas não lavadas. Com isso, os objetos se tornarão muito mais atrativos por ficarem com o cheiro dos donos que tanto amam.

Cada pet possui gostos únicos

Cada animal terá sua preferência por determinado brinquedo ou atividade, é importante tentar estimulá-los e insistir algumas vezes. Dessa forma, ele terá uma opção para se distrair e as chances de desenvolvimento de algum problema são bem menores.