Como dizer ao seu pet que você o ama

Os cães estão sempre nos dando provas de amor e lealdade, mas será que nós sabemos como dizer a eles que sentimos o mesmo? Embora dar mimos caros e petiscos seja algo bem satisfatório para amantes de pets, algumas linguagens podem ser usadas para dizer aquele singelo “Eu te amo!” para o pet.

Adaptação

A melhor maneira de demonstrar o sentimento ao pet é por meio de mimetismo. Os cães contam com as expressões faciais e toda a linguagem corporal para se comunicar. Quanto melhor você entender a comunicação canina e como ele se sente, melhor será capaz de sentir empatia e se relacionar com eles, expressando seu amor de volta para eles.

Reprodução/Unsplash

Herança genética

Por causa da herança genética ou evolutiva residual dos animais de matilha, de tempos muito anteriores à domesticação, os cães apreciam essas conexões por terem feito parte de uma matilha: caça (jogando a bolinha), exercício, toque físico (eles amam estar perto do tutor).

Reprodução/Pixabay

Conhecendo o pet

Entendendo a linguagem dos cães e imitando esse comportamento que eles tanto apreciam, pode ser um jeito de dizer a ele ‘eu te amo’. Um cachorro amado é um cachorro feliz, por isso nada melhor do que retribuir esse sentimento tão puro que eles tanto sabem dar.

Reprodução/Patas Para Você

Não tenha vergonha de usar 'voz de cachorro'

Estudos usando ressonância magnética mostram que os cães entendem a linguagem humana melhor do que se acreditava. E sabe aquele tom “voz de bebê” que usamos para falar com eles? Eles realmente gostam!

reprodução shutterstock

Ser um bom ouvinte

Não tem certeza se está transmitindo a mensagem certa? O cão vai dizer! Procure por todas as linguagens corporais do amor: um rabo abanando, contato visual, uma sobrancelha levantada. Esteja atento também aos sinais como cauda entre as pernas, lambendo os lábios e olhos dispersos. Estes são sinais de um pet ansioso.

shutterstock

Diga com o olhar

Os olhos de um cachorro dizem muito e você pode se comunicar da mesma forma. Quando um cão te olha de forma fixa, é uma maneira de dizer ‘Eu te amo’. A oxitocina, o ‘hormônio do amor’, aumenta tanto em cães quanto em humanos quando eles compartilham um olhar gentil. Mas atenção, encarar um cão de maneira enérgica pode ser encarado como ameaça.

shutterstock

Expressão facial do amor

Não importa o quanto desejemos esconder nossos sentimentos, a maioria dos donos de pet sabe que eles são sensíveis ao estado emocional do tutor. Estudiosos dizem que, quando um cão se sente conectado a alguém, ele ergue a sobrancelha esquerda mais do que a direita. Então, cumprimentar seu pet com a sobrancelha e com um sorriso tranquilo diz a ele o quanto está feliz.

Reprodução

A inclinação do amor

Sabia que quando um cachorro encosta em você é um sinal de amor e confiança? A menos que a postura pareça ser um comportamento ansioso ou um empurrão não tão sutil, essa postura corporal do cão pode ser imitada ou retribuída para mostrar afeto. Então não se acanhe, incline-se para mostrar um pouco de amor.

Banco de imagens/freepik

Abraços e cochilos

Como dito, ainda há muito do comportamento de matilha nos cães, e brincar e descansar junto é parte disso. Mesmo que não se importe em deixar o pet na cama, uma soneca no sofá ou no quintal, juntinho ao pet, ajudará a fortalecer esse laço de afeto e amor.

shutterstock

Passeios

Os cães se desenvolvem conforme a rotina, portanto, uma caminhada diária ajudará seu cão a entender o quanto você o ama e se preocupa com ele. Caminhadas e aventuras oferecem muitas oportunidades para desenvolver habilidades e essas experiências compartilhadas constroem uma forte relação de confiança.

Creative Commons

Um toque de amor

Apenas tocar em seu cão libera oxitocina nele e em você, portanto, uma massagem relaxante, uma sessão de cuidado suave ou um tempo prolongado de carinho dirão ao pet o quanto você o ama. Esfregar as orelhas do seu cão ajuda a liberar oxitocina.

Shuttertsock