8 sinais de estresse nos cães

Os cães também passam por momentos de estresse, assim como os humanos, no entanto eles não expressão com palavras e nem sempre é fácil entender quando o pet está estressado.

Agressividade

Se o comportamento normal do pet é calmo e equilibrado e de repente começa a ser agressivo, pode ser um sinal de estresse. Às vezes esse tipo de postura vem acompanhada de uma expressão de medo ou insegurança, notada até pelo modo corporal como ele se apresenta.

Reprodução/Facebook

Falta de apetite e perda de peso

Quando o cão vive uma crise de estresse ele diminui a ingestão e o interesse pelos alimentos. Além de precisar dos nutrientes da comida, a tendência é perder peso consideravelmente, com propensão à anorexia, uma condição de magreza e fraqueza extrema.

Reprodução/ Shutterstock

Sono excessivo ou falta de sono

Esse quadro pode levar o animal a desenvolver dois sintomas opostos: dorme muito ou praticamente não descansa e vive hiperativo. A letargia, ou seja, apatia e desânimo constante é um dos sinais mais claros, quando na verdade o cão deveria estar alegre e saudável como sempre.

Unsplash/Joshua Chun

Lamber as patas compulsivamente

Esse é um dos sintomas mais perceptíveis e comuns dentre os cães. Além de denunciar algum problema vivido pelo pet, é um hábito prejudicial à saúde da pele e do pelo dos animais. É possível evoluir para feridas graves e permitir o contato entre as bactérias acumuladas na língua e a região machucada. Não raro, assim se desenvolvem inúmeras infecções.

Reprodução/ Shutterstock

Latido constante

Um cachorro latindo é sempre um sinal de que algo o incomoda. Mas e quando ele expressa a voz sem justificativa e de forma incessante? Pode ter certeza de que ele precisa de uma atenção especial. Nesse caso, reprimi-lo tende a piorar a situação. Talvez o melhor seja tentar acalmá-lo e encontrar maneiras para queimar a energia acumulada.

Reprodução

Cão isolado

Assim como muitos pets ficam apáticos e claramente desanimados, outros isolam-se de forma a demonstrar até certos sinais de depressão. É importante conhecer bem o companheiro porque, se geralmente ele é animado e disposto a brincar, esse tipo de comportamento caracteriza uma doença, um incômodo ou um possível estresse.

shutterstock

Problemas gastrointestinais

Sabe aquela diarreia ou vômito que o cão apresentou recentemente? É claro que podem ser sintomas de inúmeras doenças, mas se esse sinal estiver unido de outros citados acima há grandes chances de ser estresse.

Reprodução/ Redes Sociais

Fazer as necessidades no lugar errado

Quando um cachorro passa por distúrbios emocionais há possibilidade de confundir até o lugar certo de fazer as necessidades. O fato de viver uma situação de estresse e insegurança pode afetar sua capacidade de se controlar e de discernir as regras já aprendidas. Por isso, é necessário ter paciência e tentar entender o motivo dessa falha, ao invés de brigar e gritar com o animal.

reprodução shutterstock