Como lidar com a mordida dos filhotes?

Quem convive com filhotes de cachorro sabe que eles amam morder. Seja as mãos e pés dos tutores, até os chinelos, sapatos e outros móveis da casa. Vez ou outra, um controle remoto ou um celular acabam sendo vítimas dos dentinhos dos filhotes.

Dentes de leite

Assim como as pessoas, os cães nascem sem dentes. O tempo de erupção dos dentinhos de leite acontece entre 3 e 12 semanas de vida. Eles são bem finos, como agulhas e podem machucar.

Reprodução Pinterest

Troca de dentes

Por volta de 3 meses, se inicia a troca dos dentes para os permanentes, como ocorre com as crianças. Essa fase se estende até por volta dos 7 meses de vida e poderá ocorrer vermelhidão, inchaço e irritação na gengiva, já que os dentes estão rasgando a pele.

Reprodução

Aliviando a dor

Como forma de aliviar essa irritação, os cães mordem tudo o que encontram pela frente. As mordidinhas nos pés e nas mãos também é uma forma de interagir com as pessoas. Sabendo os motivos, fica muito mais fácil tomar algumas providências para evitar objetos destruídos ou mãos arranhadas.

reprodução shutterstock

Opções

Em relação ao desconforto que o filhote sente nas gengivas, o ideal é que ele tenha muitas opções de brinquedos para morder, já que esse é um comportamento natural e instintivo.

Reprodução Pinterest

Variedade

Tente usar brinquedos específicos para filhotes, com diversas formas, tamanhos e texturas. O indicado é deixar esses objetos nos ambientes que o pet mais frequenta e incentivá-lo a brincar com eles. Outra boa dica: coloque os brinquedos no congelador, o gelo tem efeito analgésico, aliviando bastante a irritação na gengiva.

shutterstock

Com incentivo se vai mais longe

Apenas deixar muitos brinquedos espalhados pela casa não trará resultados sem que o tutor interaja com o filhote. O ideal é que todos na família incentivem e elogiem o pet quando ele estiver roendo o brinquedo – e dizendo “Não!” quando ele fizer o mesmo com algum objeto da casa.

shutterstock

Associação positiva

Dessa forma o pet associará o fato de morder os brinquedos a coisas positivas, como o alívio nas gengivas e a interação com os tutores, ao contrário de morder móveis, mãos e pés pela casa, que interrompe a brincadeira.

Reprodução

Não dê sorte ao azar

Tire do alcance do pet todos os objetos que representem algum perigo, caso eles sejam roídos, como fios elétricos, objetos pontiagudos, plantas e também itens “apetitosos”, como almofadas e chinelos.

Reprodução Pinterest

Só uma fase

Prestando atenção nesses detalhes, certamente essa fase das mordidas passará muito mais fácil, tanto para o filhote quanto para os tutores.

Pixabay