Ignore com atenção

Existem diferentes formas de educar um cão e ignorar certos comportamentos pode ser bastante eficaz. Atos, como pular nas visitas, destruir sapatos e mexer em objetos perigosos podem ser incentivadas pelo próprio tutor. Entenda.

Bronca com cara de brincadeira

Geralmente tutores se comovem pela fofura, especialmente quando são filhotes, e pedem que eles pulem nas pernas para receber carinho. Ou, como repreensão por terem pego algo que não é deles, correm atrás do pet, o que ele pode encarar como uma brincadeira divertida.

O que ignorar tem a ver?

Ignorar é algo simples e eficiente, e pode funcionar bem. Mas lembrando que é necessário um pouco de frieza por parte do tutor, com a certeza de que essa é a atitude acertada. É importante deixar o sentimento de dó de lado, especialmente quando o pet fizer cara de “pidão”.

Latidos

Um bom exemplo de como ignorar comportamentos indesejados pode ser eficiente são os latidos. Os cães vocalizam por vários motivos, entre eles, para chamar a atenção daqueles que fazem parte do grupo, inclusive os seres humanos da família.

Reprodução

Latido pode se tornar inconveniente

Quando não está recebendo atenção, a reação normal quando eles late é que o tutor ao menos olhe na direção dele. Ponto para ele: quis atenção e conseguiu. Assim, ele aprende que os latidos geram atenção e começa a agir assim com mais e mais frequência.

Espere o momento certo

Por isso, o ideal é, quando o cão latir, não fazer nem contato visual com ele. Isso mesmo, esperar um pouco e somente quando ele estiver quieto, fazendo outra coisa, é que damos atenção.

Seja consistente

Para o animal, começa a fazer mais sentido esperar quieto para obter interação do que latir. Mas é muito importante prestar atenção nesses detalhes (quando dar e quando não dar atenção) e ser consistente nas atitudes.

Invista em treinamento

O treinamento completo se torna muito mais eficaz do que somente ignorar, especialmente quando o comportamento indesejado já está instalado há muito tempo. Mas ter em mente que ignorar serve para que o cão não tenha sucesso com aqueles comportamentos indesejados já vai ajudar bastante.

Deve ser proveitoso para pet e tutor

Os cães são animais muito apegados a nós e precisam de um tempo de dedicação e de interação, além de associações positivas e atividades condizentes com os seus comportamentos naturais.

Melhor convivência

Lembrando que educar o cão deve ser visto como prioridade para alcançar os resultados esperados e uma convivência mais bacana para todos.

Conte com a ajuda de um adestrador profissional

Ele poderá auxiliar no treinamento e otimizar o aprendizado do pet para melhorar ainda mais a convivência com a família.