O que são lágrimas ácidas

Alguns cães apresentam manchas escuras na região dos olhos. Essas manchas são chamadas de lágrimas ácidas e podem ser conhecidas como cromodacriorreia.

Porque acontece

O problema das lágrima ácidas surge pelo simples fato da região dos olhos dos pets ser um local úmido, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias, proporcionando o surgimento da cromodacriorreia.

Reprodução

É grave?

Pode parecer não ser algo muito sério, mas se a mancha de lágrimas em cães não for tratada da forma adequada pode acabar afetando outras regiões do corpo do animalzinho, como a boca e a pata, por exemplo.

shutterstock

As causas

Para começar o tratamento, é preciso estar ciente das causas do problema, que podem ser várias. Entre as causas é possível destacar o próprio metabolismo, que possibilita a produção de lágrimas em excesso.

Reprodução/ Shutterstock

Além disso

A alimentação também pode ter participação fundamental, já que alguns elementos que estão na ração podem conter substâncias que causam alergia, ocasionando o aumento das lágrimas e o surgimento dos fungos.

Reprodução

Substâncias na água e nos brinquedos

A água que o pet toma também pode conter substância que causa a acidez. Por isso, é importante dar água filtrada para ele. Outro ponto que deve ser levado em conta para a possível causa da mancha de lágrimas ácidas em cachorro são alguns brinquedos que podem contar com substâncias corantes.

Reprodução Instagram

O tratamento

O principal tratamento das lágrimas ácidas consiste na higienização, ou seja, a manutenção dos olhos dos cachorros limpos. Isso não melhora apenas o aspecto estético, mas também a saúde do animal.

Roberta Rodriigues

Olhos relaxados

Outra alternativa que pode ajudar muito no tratamento é a massagem, feita com cuidado, no canto dos olhos, o que evita o entupimento dos canais lacrimais. Há também a possibilidade do uso de colírios específicos, indicados pelo veterinário.

shutterstock - foto ilustrativa

Vale lembrar

O primeiro passo para o tratamento de qualquer tipo de doença é descobrir a causa, para impedir que o problema volte. Dentro das opções de tratamento das lágrimas ácidas, a mais radical e utilizada para casos extremos, é a intervenção cirúrgica.

Reprodução/Pixabay