Pedro Jordão

Mancha da lágrima em cachorros é o entupimento de um vaso; entenda

Veterinário explica a alteração que ocorre por entupimento de um vaso

Foto: Reprodução
Mancha da lágrima

A mancha da lágrima é uma preocupação muito comum entre os tutores de cães. A alteração, que consiste no escurecimento da pele e do pelo na região que fica logo abaixo dos olhos dos pets, é causada pelo entupimento de vasos responsáveis pela drenagem do líquido lacrimal e pode ser observada principalmente nas raças de focinho achatado, como  pug , buldog,  poodle , bichon frisé, maltês e lhasa apso.

Popularmente conhecida como “lágrima ácida” – o que não condiz com a realidade já que a lágrima não é ácida e nem corrói partes do pet – as manchas se formam nos casos em que o animal tem uma produção lacrimal muito grande, superando a capacidade de drenagem daquele líquido. Não sendo bem absorvida, a lágrima começa a se fixar e provocar manchas no canto interno do olho dos cachorros, onde geralmente se percebe o escurecimento com mais intensidade.

Alguns sites especializados na internet apontam que a composição da lágrima possui substâncias chamadas lactoferrina e porfirina que, em contato com o pelo dos animais e da luz do dia, acabam oxidando, resultando na descoloração da pelagem. Essas substâncias também estariam presentes na saliva e na urina dos animais e, por isso, seria comum observar uma mudança na cor do pelo nas regiões em que os animais se lambem bastante, como nas patas, e próximo à vulva ou ao pênis.

De acordo com o médico veterinário Raphael Clímaco, a mancha da lágrima não é uma doença. “Os olhos dos pets produzem lágrimas o tempo inteiro, durante toda a vida deles, pela glândula lacrimal. E o canal naso-lacrimal, que liga o olho ao nariz, é responsável por drenar as lágrimas dos pets. Quando existe algum tipo de entupimento desse canal, ao invés da lágrima entrar e descer pelo canal, ela escorre pela parte externa e acaba formando essa mancha da lágrima”, explica.

Essa obstrução pode ser causada por vários fatores como o excesso de pelos na região ou de remela. Alguns animais, como os de raças braquicefálicas [com focinhos achatados], têm maior predisposição ao surgimento da mancha da lágrima porque neles o canal lacrimal é mais curto e mais fino. Além disso, o veterinário disserta que pode ser uma questão individual.

“Às vezes, o animal já nasce com um canal muito estreitinho. Outras nasce até sem o canal, como já vi no consultório”, relata.

De acordo com Clímaco, o tratamento para o problema deve ser feito com a desobstrução do canal naso-lacrinal, que é um procedimento ambulatorial, mas ele não irá reverter a mancha.

“Não é um procedimento cirúrgico, mas o animal precisa de anestesia porque é feita com uma sonda bem fina que passa por dentro do canal. O tutor não consegue fazer isso sozinho, então é preciso levar ao veterinário. Já a mancha, não é possível limpar porque não é sujeira no pelo do animal, ele fica apenas corado, colorido, mas corrigindo o problema, aos poucos, a mancha pode clarear”, diz.

Clímaco comenta que uma alimentação caseira, com restos de alimentos e temperos consumidos pelas pessoas, também pode aumentar as chances de formação da mancha da lágrima.

Limpando os olhos dos cachorros
Há quem acredite que, limpando adequadamente os olhos dos cachorros, é possível evitar o surgimento da mancha da lágrima. Isso é um mito. De acordo com o especialista, a limpeza dos olhos dos pets nada vai influenciar na formação do problema, já que seria necessária uma frequência de limpeza excessiva e praticamente impossível.

“A limpeza dos olhos dos animais pode ser feita com um papel toalha ou algodão umedecidos em água normal. Não é necessário nada específico para essa limpeza, mas ela não evita o aparecimento da mancha da lágrima. Uma vez que o animal tem a obstrução do canal lacrimal ou quando ele tem uma alimentação errada, o líquido vai ficar o tempo inteiro naquela região. Então, a limpeza teria que ser feita minuto a minuto, o que não é viável.”

Para melhorar o aspecto da mancha, existem produtos à base de antibióticos no mercado, mas o uso indiscriminado pode ser prejudicial para o animal. Esses medicamentos devem sempre ser receitados por um veterinário qualificado para o atendimento de determinado pet, nesse caso da mancha da lágrima um veterinário oftalmologista.