10 raças de cachorro que vivem mais tempo

A expectativa de vida dos cães costuma variar entre 10 e 13 anos, o que é muito pouco se compararmos com a idade dos humanos.

Um cão pode chegar a 30 anos

Geralmente as raças de cachorro de pequeno porte vivem mais do que as de grande, mas vale lembrar que nada é uma regra. Vira-latas também podem ter um tempo de vida bem longo. Por exemplo, conforme o Guinness (livro dos recordes), o cão mais velho do mundo atingiu os 30 anos e era uma mistura de dachshund, beagle e terrier.

7news/Reprodução

Pug

O maior problema de saúde que atinge esses cães é o respiratório, causado pelo focinho achatado. Mas, como já existem tratamentos e cuidados eficazes, isso não é nada muito determinante na quantidade de anos que esse pet viverá. Pugs costumam ter uma expectativa de 13 a 14 anos.

Schnauzer Miniatura

Os cachorros idosos dessa raça podem mudar na aparência, mas costumam continuar muito ativos e brincalhões. A maior parte sofre com Atrofia Progressiva da Retina, um problema ocular não fatal. Um Schnauzer Miniatura vive até 14 anos.

Boston Terrier

Assim como os pugs esses cachorros possuem o focinho achatado e problemas respiratórios, além de grandes chances de surdez e cegueira. O Boston Terrier costuma viver em torno de 13 anos, mas alguns podem chegar ao 15º aniversário.

Dachshund

O famoso salsicha tem como principal problema de saúde a doença do disco intervertebral, por ser muito comprido. Nada que influencie diretamente a expectativa de vida. Esses cães podem chegar aos 15 anos.

Lhasa Apso

Nenhuma doença afeta um grande número dos cães dessa raça e a maior preocupação dos donos costuma ser luxações e outros problemas pequenos. Sendo assim, um Lhasa Apso pode chegar ao 15º aniversário facilmente.

Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)

Assim como os Lhasa Apso, a luxação da pata é o problema mais encontrado neles. Também vivem cerca de 15 anos.

Beagle

Esse cachorro de caça sofre principalmente com a obesidade e com alergias. Nada que um tutor cuidadoso não resolva. Um Beagle pode viver até 16 anos, mas há casos de cães que passaram dos 25.

Maltês

Sofrendo poucas modificações genéticas em seu desenvolvimento, esse cachorro não apresenta nenhuma preocupação maior com a saúde. Um Maltês pode chegar até 18 anos.

Poodle

Considerado também um dos cachorros mais inteligentes do mundo, o Poodle costuma apresentar adenite sebácea, torção gástrica ou Doença de Addison. Mesmo assim um exemplar costuma viver cerca de 18 anos.

Chihuahua

Uma das menores raças de cachorro do mundo está também entre as que vivem mais. Como apresentam poucas complicações na saúde, podem chegar a idade de 20 anos.