Guia das raças: Dachshund, o famoso cachorro salsicha

Com pernas curtas e corpo alongado, o Dachshund tem um formato inconfundível

Também conhecidos como salsicha possuem aptidão para caça e um faro bem aguçado
Foto: reprodução shutterstock
Também conhecidos como salsicha possuem aptidão para caça e um faro bem aguçado








Não é difícil reconhecer um Dachshund na rua. Apesar do nome difícil, o cachorro frequentemente chamado de "salsicha" possui características  inconfundíveis: perninhas curtas e corpo alongado.

O cãozinho, que aparece no filme "Toy Story" como o cachorro de molas Slinky, ama diversão e se dá super bem com crianças. Extremamente amigável e dócil, é difícil conhecer um salsichinha nervoso ou  agressivo.


A raça também é muito corajosa e inteligente. Originalmente usado para a caça de pequenos animais na Europa, esse cachorro tem um faro apurado e é ativo.

Existem três opções de tamanho (Kaninchen, Miniatura e Padrão) e pelagem (pelo curto, pelo duro e pelo longo) e a expectativa de vida é de 15 anos.

Saúde

Por causa do corpo comprido, o Salsicha pode desenvolver problemas na coluna, decorrente de movimentos do dia a dia, como subir e descer escadas. Por isso, para evitar esse problema, é melhor instalar rampas que facilitem o acesso a camas, sofás e outros lugares da casa. Se você mora em um sobrado, um cachorro dessa raça pode não ser a melhor opção.

É importante ficar atento também na alimentação do seu animal e na prática regular de exercício físico, já que a obesidade pode ser um fator sério para intensificar o surgimento do problema na coluna.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O Dachshund é tão amável que você vai querer adotar um


Origem

A história do cãozinho vem da Alemanha, onde existiam desde a Idade Média. Na época, o Dachshund foi criado no tamanho ideal para a caça de texugos. 

Em 1972, o primeiro mascote oficial de uma olimpíada foi Waldi, um dachshund. O cachorro foi usado nos Jogos Olímpicos de Verão realizado em Munique, na Alemanha. A escolha foi devido a popularidade que a raça possuía no país.