A cor do xixi do cachorro pode indicar problemas de saúde; saiba identificar

Cores e odores fortes, além de diferença de volumes, podem significar que seu cão precisa ir urgente ao veterinário

Laranja, vermelho e marrom são cores que não devem estar na urina do seu pet. Estas cores podem indicar problemas de saúde, e por isso é sempre bom ficar atento a essas mudanças no xixi do seu animal de estimação. Além desse aspecto visual, a quantidade e cheiro também são características importantes para saber se está tudo bem. 

Leia também: Por que deixar o comedouro do pet suspenso? Veterinária explica

A cor do xixi de cachorro pode indicar problemas de saúde
Foto: shutterstock
A cor do xixi de cachorro pode indicar problemas de saúde


O normal da urina de um cachorro saudável são os tons de amarelo, principalmente a tonalidade clara. A Médica Veterinária Ana Carolina Ibelli explica o que cada variação de cor pode significar para a saúde do pet: 

  • Urina cor de rosa ou vermelha: pode indicar desde uma pequena infecção do trato urinário até tumores. Traumas, doenças hemorrágicas ou de coagulação podem ser identificadas por essa cor na urina do cão.
  • Urina laranja: essa cor em geral indica doenças do fígado, icterícia, problemas da vesícula biliar, hemácias danificadas ou desidratação extrema.
  • Urina marrom: neste caso, vá imediatamente ao veterinário. Esta cor pode indicar sangramentos, reação à exposição a toxinas ou danos musculares por lesão ou outro tipo de trauma.

Além disso, a frequência com que o cão faz xixi e o cheiro da urina também são muito importantes. Não fazer ou fazer demais querem dizer que algo está errado.

  • Muito xixi: em dias quentes, após fazer exercício físico, beber muita água é normal. Mas se o pet está bebendo muito mais água do que ele normalmente bebe, e consequentemente fazendo mais xixi, isso pode significar diabetes, doenças renais, leptospirose e doença de Cushing.
  • Pouco xixi: pequenos jatos ou pingos indicam que provavelmente o pet não está ingerindo água o suficiente, podem também significar que ele esteja com algum bloqueio no canal da urina, cálculo renal e até câncer. Nesse caso, assim como na urina marrom, é ideal levar imediatamente o animal ao veterinário.
  • Xixi com cheiro forte: a urina tem cheiro característico, porém se o odor for muito forte, quase insuportável, pode indicar infecção na bexiga e nos rins.

Leia também: Estudo revela que cães obesos costumam viver dois anos a menos do que saudáveis

Em todos os casos de alteração o mais importante é levar seu animal de estimação ao médico veterinário o mais rápido possível para evitar consequências graves para o pet, já que alguns casos podem levar ao óbito.