Como medir a temperatura de um gato

São muitos os sinais de que um gatinho pode estar doente, entre eles está a temperatura acima da média. Por isso é importante saber como medir a temperatura do animal, já que eles não dão sinais claros de que estão se sentindo mal. São 3 formas de medir a temperatura do gato: pelo reto, pelo ouvido ou pela axila.

Medição da temperatura pelo reto

Está é a forma mais eficaz para medir a temperatura do animal, é preciso seguir passos importantes. O primeiro é ter em mãos um termômetro tradicional e em boas condições – como os usados para humanos, mas exclusivo para o gato.

Unsplash/Mikhail Vasilyev

Passo 2

Utilize lubrificante à base de água (como a vaselina) no termômetro e segure o pet embaixo do braço, de preferência peça a ajuda de alguém para segurar o animal. Erga o rabo do gato e introduza cerca de 3 cm do termômetro no interior do reto.

Unsplash/Abdullah Oguk

Passo 3

Mantenha o termômetro no reto do animal por cerca de 2 minutos. Então retire, limpe e verifique rapidamente a temperatura marcada. O mais indicado é que ela esteja entre 37,8 e 39,5° C. Acima disso é preciso levar o pet ao veterinário.

Reprodução

Medição da temperatura pelo ouvido

Outra forma é por meio de um termômetro do tipo auricular, desenvolvido especificamente para o uso em animais de estimação, como cães e gatos. Esse termômetro conta com pontas maiores, sendo possível alcançar o interior do canal auditivo dos felinos.

Reprodução/Unsplash

Como usar o termômetro auricular

Para medir a temperatura do gato com ele é necessário introduzi-lo no ouvido e segurar por 2 minutos, então é só retirar e checar a temperatura marcada no aparelho. Este modelo de termômetro pode ser comprado em lojas especializadas em artigos para animais de estimação.

shutterstock

Medição da temperatura abaixo da axila

Neste caso é utilizado um termômetro digital, também igual ao usado para humanos. Coloque o termômetro logo abaixo das axilas do gato e o segure com firmeza, para evitar que o medidor escorregue. Se necessário, peça ajuda, para ter o máximo de precisão.

Reprodução Pinterest

O mais simples nem sempre é o melhor

Neste tipo de medição é preciso segurar o braço do felino com firmeza até que a leitura do termômetro digital seja finalizada. Esse método é o mais simples, mas não é considerado muito eficiente para identificar um gato com febre.

Unsplash/Daga_Roszkowska