Como medir a temperatura de um cão

Antes de pensar em medir a temperatura do cão, é preciso saber que o normal para os cachorros é ter uma temperatura entre 38°C e 39,5°C. Somente a partir dos 40°C o cão estará com febre, sendo 41°C o suficiente para levar o pet ao veterinário o mais rápido possível.

Medição da temperatura

Tendo em mente quais são os números aos quais devemos nos basear, é preciso saber como como é feita essa medição. O primeiro passo é ter um termômetro em mãos, este não precisa ser específico para animais. Os termômetros veterinários vendidos têm a mesma funcionalidade dos usados em humanos, mudando apenas o formato.

reprodução shutterstock

Por onde começar

Os termômetros próprios para uso veterinário possuem um formato para ser usado no ouvido dos pets, mas quando você efetuar a medição da temperatura de um cachorro com o termômetro de uso humano ela será feita a partir do reto dele. Para isso você deve seguir alguns passos.

Reprodução Pinterest

"Limpando" o termômetro

Balance o termômetro até ele marcar mercúrio ou, ao menos, 35°C.

shutterstock

Lubrificante para o termômetro

Utilize algum tipo de gel lubrificante a base de água para lubrificação do termômetro, para que não haja um desconforto maior para o animal quando ele for introduzido em seu ânus.

Não faça sozinho

Se o seu cachorro for cheio de energia (ou muito bravo) é fundamental que você conte com a ajuda de alguém. Além disso, prefira que ele esteja deitado durante a medição, já que assim, você não corre o risco de que ele sente no termômetro.

Tenha cuidado

Coloque cerca de 1/3 (um terço) do medidor no interior do ânus do seu cachorro.

Aguarde

Deixe o termômetro parado por cerca de dois minutos.

Checando a temperatura

Tire-o e, logo em seguida, verifique a temperatura do cachorro apontada no termômetro. Se ela for acima de 39,5 °C, você tem um motivo para se preocupar.

Higienização

Terminando o processo, esterilize o termômetro com álcool 70%.

reprodução shutterstock

Outra alternativa

Caso tenha achado esse processo muito complexo e trabalhoso, você tem outra opção: comprar um termômetro veterinário, específico para ele. Essa é uma alternativa muito mais prática para o dono e confortável para o animal pelo fato de o termômetro ser digital e fazer a mediação por meio do ouvido. A única desvantagem é o preço mais caro.

Reprodução

Atenção

Quando a febre é aliada a outros sintomas, tais como tremores, olhos lacrimejantes, falta de apetite e aparência seca e quente do focinho, estes podem ser sinais de que algo sério está comprometendo a saúde do seu cão.

reprodução shutterstock

Atenção

Geralmente, um cachorro com febre reflete em alguma falha imunológica, ou então, em infecções. Por isso, não hesite em levá-lo ao médico o quanto antes caso a alta temperatura do cachorro seja notada.

shutterstock