Adoção responsável

Tirar um animal do abrigo, dar uma vida nova ao peludo e mudar a rotina dele é um ato louvável. Mas, adoção é assunto sério. Para dar esse passo é preciso ter alguns cuidados, como, por exemplo, conhecer um pouco o temperamento do animal.

Importante

Pesquise bem o local da adoção e a forma com que cuidam dos bichinhos, fora as condições em que se encontram. Normalmente, os animais colocados para doação em abrigos são vacinados e castrados.

reprodução shutterstock

Dúvidas são comuns

Ter alguém para saná-las é essencial. Uma das perguntas mais frequentes é em relação ao tamanho que o bichinho chegará o que é difícil ter certeza, a não ser que ele já seja um adulto.

Pixabay

Não se importe com a idade

Afinal, os cães estão aptos a aprender em qualquer idade. Animais adultos também podem ser ótimas companhias. Já os filhotes são como crianças, ou seja, precisam de atividades constantes, de brincadeiras, passeios e treinos.

shutterstock

Antes de tomar a decisão

Converse com amigos, familiares e profissionais. Levar um animalzinho para casa exigirá muita responsabilidade. Quando a adoção é concretizada, é importante que o novo dono saiba quais são os seus compromissos com a alimentação do pet, higiene, saúde e bem-estar.

Photo on Visual Hunt

Mudança de ambiente

O novo pet precisará de um tempo para se adaptar. Como a mudança é repentina, é preciso minimizar ao máximo o estresse, fazendo companhia e cuidando bem da alimentação do bichinho. Uma ótima dica no início é passar bastante tempo com o animal, para facilitar a adaptação à casa.

Reprodução Pinterest

Deixe livre de riscos

É importante que produtos de limpeza, plantas tóxicas e fios de aparelhos eletrônicos estejam fora do alcance do pet. Se estiver levando um gato para a casa, é importante colocar tela de proteção nas janelas, para evitar acidentes.

Divulgação

Eduque o pet

A educação deve fazer parte da vida do animal, assim como é parte de nossas vidas. Quanto mais o cachorro aprende, mais prazeroso se torna o convívio dele com as pessoas e outros animais.

Reprodução