10 curiosidades sobre os raça Rhodesian Ridgeback

A raça é original da antiga Rodésia, atual Zimbábue foi desenvolvida para a proteger rebanhos de possíveis predadores, atualmente é considerada uma raça nobre.

Descendência africana

A raça é um derivado do cruzamento de cães da raça Africanis, também conhecidas como Khoihhoi, e cães levados para a África pelos colonizadores europeus. Entre essas raças estão os Mastins, Cão de Santo Humberto, Dogue Alemão e Galgos.

Lena Remmert/Unsplash

O caçador de leões

Havia uma crença de que os cães dessa raça eram matadores de leões. Na verdade, eles eram usados por caçadores para rastrear, encurralar e cercar o leão à uma distância segura, para que o caçador o abatesse.

Lena Remmert/Unsplash

Ótimos corredores

Entre as várias habilidades do Ridgeback, está a velocidade. Por isso são também utilizados em competições de corridas de cães.

Pixabay

Uma cor, vários tons

Apenas uma cor é aceita dentro dos padrões estabelecidos para a raça, caracterizada como “wheaten” (trigo). Porém, diferentes tonalidades são aceitas, como castanho avermelhado, vermelho profundo, linho pálido e trigo claro.

Justus Menke/Unsplash

Em Hollywood

O ator Errol Flynn, conhecido por filmes como ”As Aventuras de Robin Hood” comprou seu primeiro Rhodesian nos anos de 1930 e passou a criar a raça em seu rancho em Hollywood. O ator morreu em 1959 e a linhagem de seus cães já não existe mais.

Justus Menke/Unsplash

No Brasil

A modelo e apresentadora de TV Ana Hickmann é criadora de Rhodesian Ridgebacks, seus cães já foram vitoriosos em várias competições caninas. Ela já afirmou não vender filhotes, mas procura tutores que possam oferecer boas condições aos cães.

Reprodução/Instagram

Lealdade à família

Esses cães são extremamente leais e dedicados aos membros da família humana. Apesar de imponentes, são muito apegados aos tutores, incluindo as crianças. Vão querer estar sempre por perto.

Só abre a boca quando tem certeza

Esses cães não costumam latir sem nenhum motivo, apenas quando sentem alguma ameaça se aproximando. Ao notar que o pet está desconfiado, o tutor deve investigar o que está acontecendo.

Anuja Rupasinghe/Unsplash

De olho no prato

O Rhodesian Ridgeback é conhecido por ser “pidão”, do tipo que adora olhar para a comida do tutor como se fosse o prato mais delicioso do mundo.

Pixabay

Cão de moicano

O nome “ridgeback” se refere a uma faixa de pelos que nascem na direção oposta do resto dos pelos do corpo, essa faixa começa no pescoço e percorre pelas costas do animal.

Victoria Alexandrova/Unsplash

Conheça mais sobre a história da raça

Origem, temperamento e os principais cuidados!

Peter Schulz/Unsplash

Acompanhe o Canal do Pet também pelo Instagram

A rede social do seu bichinho de estimação!