Guia de Raças: Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia

Cães que já foram usados como caçadores de leões, são animais dóceis e ótimos companheiros

Rhodesian Ridgeback
Foto: Pixabay
Rhodesian Ridgeback

Conhecido também como Leão-da-Rodésia, o Rhodesian Ridgeback é um cão de cor avermelhada, muito dócil e que pode se dar bem com pessoas de todas as idades e outros animais, como gatos. Sua característica mais marcante é uma faixa de pelos que cresce no sentido contrário de sua pelagem normal, localizada na linha da coluna - daí vem o nome "ridgeback".

No Brasil, alguns famosos são conhecidos por criarem cães dessa raça, como a apresentadora Ana Hickmann . Existem campeonatos, nos quais os cães da apresentadora já foram vencedores por diversas vezes.

Origem

Original da África do Sul, por volta do século 14, esses cães eram utilizados para caça, inclusive de leões, graças à sua grande agilidade. Com a chegada de colonizadores, o cão passou a servir também como cão de guarda em áreas mais selvagens do país.

Acredita-se que seja resultado do cruzamento de algumas outras raças, como a Hottentot Dog, raça hoje considerada extinta, que também possuía uma crista na pelagem, como a do Rhodesian, e grande agilidade.

Características

Foto: Pixabay
Rhodesian Ridgeback

De porte grande, machos e fêmeas da raça podem chegar a uma altura média de 63 centímetros e pesar cerca de 35 kg. Sua idade média é de 13 anos. É muito inteligente e adora se movimentar. Por ser muito protetor com seus tutores e seu ambiente, também costuma ser um ótimo cão de guarda. Uma de suas qualidades, ao menos para os vizinhos de tutores, é que ele não tem o hábito de latir muito.

Temperamento

Foto: Pixabay
Rhodesian Ridgeback

Os cães da raça são gentis e bastante amigáveis, mas necessitam que haja uma adaptação desde a infância. Por serem animais fortes e de grande porte, podem ser um pouco estabanados. Mesmo adestrados, ao passear com o seu Rhodesian, o tutor jamais deverá deixá-lo solto, pois seu instinto de caçador pode fazê-lo correr atrás de outros animais e até crianças pequenas. Mesmo que por brincadeira, acidentes podem acontecer. No geral, eles são excelentes companhias.

Cuidados com a Saúde

Foto: Pixabay
Rhodesian Ridgeback

O Rhodesian Ridgeback é um cachorro saudável e pouco propenso a doenças, contudo os cuidados com sua saúde são fundamentais. Eles precisam de alimentação adequada e exercícios físicos regulares, pois podem acabar com excesso de peso. Seus pelos devem ser frequentemente escovados, ao menos uma vez por semana, para a remoção de pelos mortos.

O cão também prefere ambientes mais abertos, por isso não é recomendável para tutores que morem em locais com pouco espaço, correr por pisos escorregadios pode gerar problemas nas articulações.

Alguns indivíduos da raça podem ter uma doença genética chamada Sinus dermóide, a doença afeta a pele do animal e pode acarretar problemas graves, portanto, mesmo que saudável, um acompanhamento veterinário durante sua vida é fundamental.

Você viu?