10 curiosidades sobre os Shih Tzu

A raça já tem mais de mil anos

Os documentos da raça Shih Tzu datam de cerca de 1 mil anos, mas sua origem é ainda mais antiga que isso. Há registros de que cães semelhantes já existiam na China por volta de 1.000 a.C. Esses cães são apontados como os prováveis ancestrais dos Shih Tzu.

Karsten Winegeart/Unsplash

Diretamente do Tibete

A raça é mais associada à China, mas sua origem foi mesmo no Tibete, que era uma nação soberana até meados dos anos 1950. Os primeiros Shih Tzu na China provavelmente foram enviados como presente e os chineses os cruzaram com o Pequinês ou Pugs, para chegar ao Shih Tzu como conhecemos hoje.

Lucia Macedo/Unsplash

Um cão com cara de crisântemo

Os Shih Tzu são chamados de “cães com cara de crisântemo” por seus pelos do rosto crescerem de forma desordenada (em todas as direções). Tutores que optam por manter os pelos do pet curtos podem notar que eles crescem do focinho na direção dos olhos.

Varun Kumar e.k/Unsplash

Gosto muito de te ver, leãozinho...

O nome “Shih Tzu” significa “pequeno leão”, em mandarim. Esse nome provavelmente se deve pela associação ao deus budista tibetano do aprendizado que, segundo a lenda, viajou com um pequeno cão leão que poderia se transformar em um leão de tamanho normal.

Karsten Winegeart/Unsplash

Quase foram extintos

Durante a Revolução Comunista, na China, a raça Shih Tzu quase desapareceu. Aponta-se que a morte da imperatriz viúva Tzu Hsi, em 1908, também contribuiu para isso. Ela comandava um programa de criação de Shih Tzu, Pequinês e Pugs, com sua morte esse programa acabou e se tornou muito difícil conseguir cães da raça.

Jennifer Shishmanian/Unsplash

14 cães salvaram os Shih Tzu da extinção

Com a brusca queda de números durante a primeira metade do século 20, sobraram apenas 14 cães - 7 machos e 7 fêmeas – que foram usados para a reprodução da raça. Em teoria, todos os Shih Tzu vivos hoje são descendentes destes 14 cachorros!

Silvana Carlos/Unsplash

Chegaram aos Estados Unidos pelos militares

Depois que foram importados da China para a Inglaterra, os ingleses os exportaram para outros países da Europa. Soldados americanos que estavam nesses países levaram consigo alguns cães Shih Tzu para os EUA no final dos anos 1940 e 50.

Karsten Winegeart/Unsplash

Está entre os favoritos no Brasil

A raça Shih Tzu também é muito querida entre os brasileiros. Pesquisas já apontaram que o Shih Tzu é a segunda raça mais amada no país, ficando atrás somente dos SDR.

Gadiel Lazcano/Unsplash

Os pets das celebridades

Com tanta popularidade, esses cães também se tornaram queridos por várias celebridades internacionais como Beyoncé, Mariah Carey, Colin Farell, Nicole Richie, Bill Gates e até a rainha Elizabeth II – conhecida por adorar cães da raça Corgi.

Dieny Portinanni/Unsplash

Atléticos, sem perder o glamour

Por seus pelos longos e que podem ser penteados e enfeitados, é comum imaginar esses pets de formas mais “glamurosas”, mas eles são cães bem musculosos e atléticos, com um bom desempenho em competições de agilidade.

Edson Torres/Unsplash

Quer saber mais sobre a raça?

Apesar de todo esse porte para os exercícios, a raça pode sofrer com alguns problemas de saúde que merecem atenção.

Adam Grabek/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades ou relembre curiosidades sobre o mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular!