Veterinária diz que gatos não devem tomar leite durante a vida adulta

Uma das principais dúvidas dos tutores de gatos é sobre sua alimentação. Afinal, os bichanos podem tomar leite?

Conforme crescem, os gatos deixam de produzir a enzima responsável pela digestão da lactose
Foto: Reprodução/Pixabay
Conforme crescem, os gatos deixam de produzir a enzima responsável pela digestão da lactose

Os gatos estão se tornando cada vez mais populares entre os lares brasileiros e, com tantos novos tutores, várias dúvidas sobre como cuidar dos bichanos surgem. Uma das principais questões dos novos tutores é justamente sobre a alimentação dos felinos. Afinal, os bichanos podem tomar leite? Quem responde a essa pergunta é a veterinária Melanie Marques.

Segundo ela, a resposta para essa pergunta é “sim e não”, mas o assunto não para por aí. A veterinária conta que, quando filhotes, como todos os animais mamíferos, os felinos alimentam-se do leite da mãe. Para digerir a lactose (o açúcar do leite), o organismo deles produzem a enzima necessária para a digestão do leite materno. Contudo, conforme os gatos crescem, eles se adaptam à ingestão de alimentos sólidos.

Como o organismo é perfeito, ele vai gradualmente decaindo a produção da enzima lactase. Como consequência disso, os efeitos de se dar leite é prejudicar o sistema digestório e intestinal, devido à não assimilação adequada do leite. A veterinária detalha que nesses casos o animal pode sofrer de gases, diarreia e ter até dores abdominais.

Já dei leite para o meu gato e nada aconteceu, por quê?

Foto: Reprodução/Pixabay
Gatos podem até gostar de leite, mas pode fazer mal para a saúde do bichano

É quase que “conhecimento cultural” que os gatos amam tomar leite, vemos isso na TV, como em filmes e desenhos animados, por exemplo. De acordo com a veterinária, nem todos os felinos domésticos deixam de produzir a lactase de forma similar, tanto a quantidade quanto o tempo que ela será cada vez menos produzida.  

“É muito importante lembrar que gatos não podem reclamar de desconforto ou dores, por isso cabe a nós - tutores - sermos responsáveis com as recomendações veterinárias”, ressalta.

Diante disso, a veterinária deixa uma dica: “Ainda que eles gostem do leite, não convém fornecer o alimento. Ele tem sim muitos nutrientes, mas para nossos amigos felinos, o melhor é oferecer uma alimentação balanceada, especialmente produzida para suprir todas as necessidades deles e sem fazer nenhum mal”, completa.