11 curiosidades sobre o Salsicha

Os Dachshunds são cães muito carismáticos e que conquistam qualquer um com suas perninhas curtas, corpo longo e orelhas caídas.

O cão texugo

Assim como muitas raças caninas, os Dachshunds foram criados para a caça, nesse caso a de texugos. As pernas curtas foram “criadas” com a intenção de manter o focinho mais perto do chão, ou melhor, do rastro das presas. O nome da raça significa “cão texugo”, em Alemão.

Erda Estremera/Unsplash

Quem é baixinho aqui?

Os Dachshunds são cães muito valentes e com grande personalidade. Eles têm um latido potente e são muito afetuosos. De pequenos só mesmo a tamanho.

Erda Estremera/Unsplash

Diferentes tamanhos

Além do tamanho padrão, que eram caçadores de texugos que javalis, também existem os Dachshunds miniatura, que pesam no máximo de 11 kg apenas.

Erda Estremer/Unsplash

Diferentes pelagens e cores

A raça também pode ser vista em três tipos diferentes de pelagem. O mais comum é de pelos lisos e curtos, mas também existem os de pelos duros e pelos longos. Esses, provavelmente, vieram da mistura com outras raças. Também podem ser vistos em diversas cores.

Tony Alter/Flickr

Quem veio primeiro, o cão ou a salsicha?

Se hoje o apelido da raça é salsicha, devido ao formato de seu corpo, nem sempre foi assim. Originalmente, o famosos cachorro-quente era conhecido como “Dachshund Sausage” (Salsicha Dachshund), pela semelhança com o cão. Hot-dog foi apenas uma forma de encurtar o nome!

Erda Estremera/Unsplash

O cão da rainha

A Rainha Victória, da Inglaterra, era apaixonada pela raça. Assim como Elizabeth II tem preferência por Corgis, Victória adorava os Dachshunds.

Darren Richardson/Unsplash

Problemas com a guerra

A raça foi muito associada à Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e o imperador Guilherme II era um conhecido amante da raça. Isso fez a popularidade do cão despencar na América, por isso a AKC trocou o nome para “badger dogs” ou “liberty pups” (cães texugo ou filhotes da liberdade, em inglês).

Lorren Francis/Unsplash

Sucesso no esporte

Um cachorrinho chamado Waldi foi o mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Essa, inclusive, foi a primeira vez que as Olimpíadas tiveram um mascote, algo que se tornou tradição!

Hayden Patmore/Unsplash

Cães de corrida

Nos anos de 1970 começaram as corridas de Dachshund na Austrália, o que curiosamente se tornou um sucesso em todo o mundo. Desde 1995 acontece a “Wienerschnitzel Weiner Nationals”, na Califórnia. O mascote do evento, inclusive, é um cachorro-quente.

James Watson/Unsplash

Três vezes o ‘mais velho do mundo’

Mais de 20 cães já quebraram o recorde mundial de “o cão vivo mais velho”, no Guinnes Book. Dois Dachshund e um mestiço. Até 2009 foi a cadela Chanel, que morreu aos 21 anos. Até 2010 foi o mestiço Dachshund-Terrier, chamado Otto, que morreu aos 20 anos. O último foi Scolly, que faleceu aos 20 anos, em 2013.

Darren Richardson/Unsplash

O Clone

O primeiro cão a ser clonado com sucesso na Grã-Bretanha foi um Dachshund chamado Winnie. A clonagem foi o prêmio de um concurso vencido pelo tutor de Winnie. Segundo o tutor, o clone, que recebeu o nome de Mini-Winnie, é exatamente como o original, quando filhote e é um cão bastante saudável.

Darren Richardson/Unsplash

Quer saber mais sobre o Salsicha?

Niki Sanders/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Irina Meshcheriakova/iStock