A cada dia que passa o veganismo ganha mais adeptos . Entre os pais e mães de pet , pode rolar aquela vontadezinha de trazer a nova forma de alimentação para o amigo, mas a dúvida permanece: será que o bichinho pode ter esse estilo de vida?

De acordo com a médica veterinária Bruna Morales do Animal Natural , o assunto é delicado, já que cães descendem dos lobos, sendo naturalmente animais carnívoros. Porém, de acordo com ela, após a evolução e convívio com o homem, podem ser considerados onívoros (consumo de carnes e vegetais) e até mesmo abolir a alimentação com carne.

Ver essa foto no Instagram

A saúde do seu pet está em suas mãos pois você quem define a alimentação e o estilo de vida dele que estão diretamente ligados a saúde dele, e nesse post eu vou explicar o porque.⁣ ⁣ O genoma dos cães foi mapeado apresentando 21 mil de pares de genes funcionais e nos gatos 20 mil de pares de genes funcionais (mapeado em 2005). ⁣ ⁣ Esse mapeamento nos mostrou que a alimentação junto com o estilo de vida (atividade física) influenciam muito mais na fisiologia do indivíduo do que a própria genética em si.⁣ ⁣ Exemplo: Imagine que o seu cão ou gato é uma quarto com lâmpadas. ⁣ ⁣ Essas lâmpadas são o código genético (genes), sendo metade das lâmpadas vindas do pai do animal e a outra metade vindas da mãe. E o fenótipo são as características observáveis (expressões) do indivíduo (quarto). ⁣ A maior responsável pela definição de quais lâmpadas (genes) iremos acender e quais iremos apagar é a nutrição (alimentação), o estilo de vida (atividade física) e por último, a genética. ⁣Ou seja esses fatores são capazes de ligar ou desligar as lâmpadas da saúde e das doenças. ⁣ No caso dos pets, somos nós quem definimos a alimentação e o estilo de vida deles, ou seja nós que iremos definir quais lâmpadas (genes) iremos acender e apagar neles. ⁣ ⁣ Isso significa que o pet saudável estar gordo demais, magro demais, depende 90% do tipo de dieta do animal e estilo de vida (atividade física), que depende única e exclusivamente de como VOCÊ irá trata-lo. ⁣ ⁣ A nutrição adequada, balanceada e suplementada atua diretamente na expressão de genes modificando o fenótipo do seu pet para que ele tenha saúde. ⁣ ⁣ Agora só depende de você! Ofereça uma nutrição adequada para seu Pet! #nuticao #pet #comidanaturalparacachorro #petfood

Uma publicação compartilhada por Animal Natural (@animalnaturaloficial) em


Fácil assim?

Para quem acha que educar o pet nessa alimentação é tarefa simples e fácil, está redondamente enganado. A proteína animal seria a mais adequada para os cães, mas eles podem sim sobreviver com uma dieta sem proteína animal, desde que essa seja balanceada e suplementada corretamente.

Como fazer isso?

Para que a alimentação do cão esteja adequada é necessário balancear todos os nutrientes da dieta. Escolher os ingredientes corretos e de acordo com a saúde do cão, balancear as calorias vindas de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras e também todas as vitaminas e minerais.

Você viu?

No caso ainda de comida natural, a veterinária exlica que é muito importante suplementar para evitar deficiências nutricionais. Existem produtos prontos no mercado específicos para suplementação de comida natural ou também podem ser manipulados por um veterinário especializado em nutrição de pets.

Cães podem ser veganos!
Shuttersock
Cães podem ser veganos!

Mesmo com esse tipo de dieta completamente possível, é essencial que um especialista seja procurado antes de optar por realizar isso com o seu amigo. Só um profissional conseguirá definir o que será melor para a saúde do cão.

Se joga na cozinha!

Se o seu pet já esta adaptado a esse estilo de vida, Bruna Morales ainda separou algumas receitinhas especiais. 

  1. Pipoca feita com milho para pipoca óleo de côco temperada com azeite, sal rosa e alecrim.
  2. Sorvete de frutas com água de cocô - feito com morango picado, manga picada e banana picada + água de coco = coloca os pedaços de frutas e a água de cocô na forminha e põe para congelar.
  3. Tomatinho temperado - tomate maduro cortado em rodelas add manjericão, azeite extravirgem, sal rosa.

Outras opções

A DogHero também separou uma receitinha delícia para o bichinho. Confira.

Bolinho de batata-doce e maçã

  • 1⁄2 xícara de chá de purê de batata-doce
  • 1⁄2 xícara de chá “suco de maçã”
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 xícara de farinha de aveia

Como fazer

  1. Comece pelo “suco de maçã”: descasque duas maçãs, tire as sementes e corte em pedaços. Bata no liquidificador com um pouco de água. Coe com uma peneira o suco.
  2. Para fazer o purê de batata-doce, retire a casca cozinhe as batatas na água e, quando estiverem macias, amasse com a ajuda de um garfo.
  3. Preaqueça o forno em 170°C por 10 minutos. Forre uma assadeira com papel manteiga.
  4. Misture o purê de batata doce, a farinha de aveia e a canela. Vá colocando o suco de maçã aos poucos, até formar uma massa homogênea.
  5. Com a ajuda de uma colher de chá, separe a massa em bolinhas e coloque na assadeira.
  6. Asse por 10 a 15 minutos. Depois, deixe esfriar e pode servir!


    Leia tudo sobre: Receitas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!