A data mais colorida e animada do ano está chegando: o Carnaval. O item mais usado nessa época, além das fantasias e maquiagens, é o glitter. Inclusive, alguns donos que desejam incluir seus animais de estimação nas festividades acabam usando-o nos pets. Mas a prática é saudável? 

Leia também: Produtos que vão facilitar a vida dos donos de gatos

Alguns donos gostam de enfeitar os pets para o Carnaval arrow-options
shutterstock
Alguns donos gostam de enfeitar os pets para o Carnaval


Mesmo que a intenção do dono em deixar o animalzinho bonito seja das melhores, ela pode ser altamente prejudicial para o pet, afirma Graziella Gallo, veterinária especializada em dermatologia da clínica AmahVet. “A orientação é nunca usar maquiagem ou produtos humanos em animais”, alerta.

Isso por que o glitter em cachorro , se ingerido – seja o de maquiagem, que tem as extremidades redondas, seja o de papelaria, que tem pontas quadradas – pode causar problemas graves como vômito, irritação na pele e mucosas, e reações alérgicas. 

Mesmo assim, se o dono ainda quiser enfeitar o animal de estimação, ele tem algumas opções. “Além do glitter específico para animais, que algumas marcas são até comestíveis pensando no ato do animal se lamber, ainda temos os adereços como roupinhas”, finaliza.

A Opawz é uma dessas marcas. Canadense, ela é especializada em coloração para pelos dos pets , e sua fórmula é cruelty free e vegan. Eles tem glitters, tintas permanentes e semi permanentes. Para utilizá-las é necessário recorrer a um pet shop que comercialize os produtos.

Glitter para cachorro arrow-options
Be Pets Brasil / reprodução
Glitter para cachorro Opawz

Algumas companhias brasileiras oferecem produtos para humanos que podem ser utilizados em animais sem causar reações alérgicas, segundo as instruções da marca. Esse é o caso do Spray com Glitter da ASPA , que é bastante usado na finalização dos pelos de cães e gatos.

Spray com Glitter ASPA arrow-options
O Tosador / Reprodução
Spray com Glitter ASPA










Quem mesmo assim não quer correr o risco ou gastar muito, pode optar pelas colorações próprias para animais, que são mais comuns no Brasil. A marca Tchuskas , por exemplo, oferece 5 pigmentos para tingir o pelo dos pets. 

Coloração para pets Tchuska arrow-options
Tchuska / reprodução
Coloração para pets Tchuska






    Veja Também

      Mostrar mais