Saiba quais foram as raças de cachorro mais populares da década no Brasil

Os dados das raças mais populares da década que está chegando ao fim são apenas do sistema CBKC/FCI, um dos mais importantes do país

O ano de 2019 está quase acabando e junto com ele se encerra mais uma década . Desde 2009 para cá o mercado pet mudou e evoluiu muito - os cães passaram a ser tratados cada vez mais como membros da família e o setor faturou R$ 34,4 bilhões apenas no ano passado. Durante esse tempo algumas raças de cachorro fizeram mais sucesso do que outras. 

De acordo com os dados do sistema CBKC/FCI , um dos mais importantes do país, a raça mais popular desta década foi o shih tzu . Confira o ranking das seis principais - vale lembrar que a lista foi baseada em métricas de registros de pedigrees das raças e os números não são totais quando se trata de Brasil porque existem outros sistemas. 

O shih tzu foi a raça mais popular da década de acordo com dados do sistema CBKC/FCI
Foto: Shuttersock
O shih tzu foi a raça mais popular da década de acordo com dados do sistema CBKC/FCI


  1. Shih tzu  (185.538)
  2. Buldogue Francês  (113.039)
  3. Yorkshire terrier  (71.702)
  4. Spitz alemão anão/ pomerânia  (49.190)
  5. Maltês  (19.455)
  6. Pug  (11.265)

A preferência por essas raças foram mudando de acordo com os anos. No início da década, por exemplo, yorkshire terrir e maltês estavam entre os mais procurados e depois acabaram perdendo espaço para o buldogue francês. Na galeria abaixo é possível ver o ranking a cada ano (os dados do ano de 2019 são uma parcial de janeira a novembro).