O Dia do Amigo é comemorado neste sábado (20) no mundo todo. A data lembra da importância de ter alguém para compartilhar os bons momentos e, claro, ter um apoio nas horas mais difíceis. Infelizmente, muitos cães - animais conhecidos como "o melhor amigo do homem" - não possuem um amigo humano e vivem em abrigos ou em situação de rua. 

Leia também: Os principais medos de adotar um cachorro e como deixá-los de lado

Por isso, a melhor forma de comemorar o Dia do Amigo  pode ser adotando um cachorro. Além de dar um lar para o pet, você ganhará um companheiro leal, carinhoso e que enche o dia a dia de alegria. 

Adote um animal de estimação no Dia do Amigo
Shuttersock
Adote um animal de estimação no Dia do Amigo

Jorge Morais, veterinário e fundador da Animal Place, explica que adotar um pet é ganhar amor em sua forma mais pura e verdadeira, mas alerta que a ação deve ser feita com consciência e responsabilidade. 

Confira uma lista do que você precisa saber antes de adotar um cachorro: 

  • O tempo médio de vida de um animal é de aproximadamente 12 anos, portanto, será uma responsabilidade a longo prazo.
  • O animal deve ser alimentado com ração apropriada para sua espécie e água limpa e fresca deve estar sempre disponível.
  • A visita ao veterinário deve ser feita regularmente (pelo menos uma vez por ano) para aplicação de vacinas, vermifugação e check-up. 
  • Atenção e carinho são essenciais para o novo membro da família.
  • Identifique o animal com microchip ou placa identificadora. Em algumas cidades o registro do animal é feito de forma gratuita na prefeitura. 
  • Castre-o logo após a adoção e depois do primeiro cio. A castração evita gravidez indesejada, brigas por territórios e doenças, inclusive o câncer. Pesquisas indicam que pets castrados vivem mais.

Algumas feiras de adoção acontecem pelo Brasil neste final de semana. Em São Paulo o estacionamento externo do Shopping D recebe uma feira de adoção de cães e gatos no sábado (20) das 10h às 18h. Em Curitiba a loja Cobasi Linha Verde também estará com animais para adoção no sábado. No Rio de Janeiro o Shopping Boulevard RJ cedia uma feira no domingo (21). Procure o evento que terá na sua região e adote com consciência. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!